O meu orgulho no iTechStyle Green Circle
T47 - Outubro 19

Maria José Carvalho

Responsável da Agenda
para a Sustentabilidade
e Economia Circular
do CITEVE
A

indústria têxtil e de vestuário (ITV) de Portugal é internacionalmente reconhecida pela sua excelência em termos de sustentabilidade. Os produtos com credenciais sustentáveis ou circulares são a face mais visível deste nível de excelência, que fica reforçada pelas práticas de produção responsavelmente sustentável existentes nas nossas empresas.

Juntando a fome com a vontade de comer, que é como quem diz, uma vez que temos uma ITV preparada para o desafio mundial da transição para um modelo de desenvolvimento sustentável e circular, temos de ter um espaço que permita mostrar ao mundo o que melhor se faz no nosso setor. E eis que surge o iTechStyle Green Circle – sustainable showcase.

Assim, uma parceria dinâmica que envolveu a Associação Seletiva Moda, o CITEVE e o Paulo Gomes, lançou em setembro de 2018, durante o Modtissimo, o iTechStyle Green Circle. O objetivo principal deste showcase é promover a excelência dos produtos têxteis portugueses ao nível da sustentabilidade e da economia circular. Um dos pressupostos associados a esta iniciativa, desde a primeira hora, foi apresentar de forma atrativa os produtos têxteis sustentáveis/ circulares, contrariando uma certa tendência que tipicamente associa produtos insípidos à sustentabilidade.

Este lançamento, que serviu como prova de conceito, foi um inegável sucesso. Além de muito visitado e comentado durante o Modtissimo, os produtos foram apresentados em várias feiras internacionais, incluindo uma forte presença na edição de janeiro da Neonyt, em Berlim.

Comprovado o conceito, em 2019, evoluímos para a 1ª edição do iTechStyle Green Circle. Para esta edição lançámos candidaturas e definimos os critérios de seleção, abrimos a possibilidade de se candidatar qualquer tipo de material/ produto associado aos têxteis e ampliámos a vários setores da fileira têxtil, para além da moda, os têxteis-lar, desporto, automóvel, entre outros.

Não tenho dúvida que a primeira edição do iTechStyle Green Circle irá suplantar o sucesso da edição de lançamento. E não tenho dúvidas porque sei o que vai ser mostrado, quer ao nível dos materiais (fios, tecidos, malhas, não-tecidos, linhas e botões), como dos produtos finais (vestuário e têxtil-lar), como também sei quem são os criadores envolvidos. Nesta edição encontramos novos materiais de base natural, fibras recicladas, fibras biodegradáveis, incorporação de resíduos em estruturas têxteis, fibras com marcador, obtenção de cor com menor impacte ambiental e até um novo conceito para o fácil desmantelamento de uma peça de vestuário.

Quem me conhece sabe que sou orgulhosamente portuguesa e que defendo com afinco o nosso setor têxtil e vestuário. E quem conhece o iTechStyle Green Circle – sustainable showcase percebe o meu orgulho!

Partilhar