Braz Costa
Certificação de produtos e de processos é claramente uma forma de simplificar o dia-a-dia das empresas que necessitam de dar evidências aos seus clientes das suas capacidades e da qualidade dos seus produtos e serviços.
De tal forma a certificação veio trazer vantagens para clientes e para fornecedores na cadeia T&V que foram surgindo mais e mais rótulos certificando características relacionadas com a toxicidade, com a sustentabilidade, com a justiça no comércio, etc, etc, etc.
Esta proliferação é, em princípio, boa.
Tem acompanhado as tendências de mercado no que toca ao que consumidores e entidades reguladoras valorizam e, assim, dando respostas as empresas da ITV. Contudo a oferta tão crescente de rótulos e etiquetas tem trazido algumas dificuldades:
Embora, no nosso dia-a-dia não o sintamos na sua dimensão, a ITV está em pleno tempo de transformação e a uma velocidade nunca antes experimentada, com a sustentabilidade e a digitalização em grande destaque.
Este é um momento importante também para a reflexão, interna a cada empresa, sobre o que deve ser o seu portefólio de certificações tendo em conta:
E estava aqui apensar que o CITEVE tem condições para dar uma ajuda nesta reflexão.