Guimarães, cidade de Cultura Têxtil
T57 - outubro 2020

Adelina Pinto e Ricardo Costa

Vereadores da Câmara de Guimarães
G

uimarães é história, cultura e património! Guimarães é trabalho, indústria e inovação! “Aqui nasceu Portugal” está inscrito na Torre da Alfândega e no coração da cada vimaranense. E realmente aqui nasceu um país, uma cultura diferente e uma forte indústria, principalmente a indústria têxtil.

É nesta sinergia entre um território têxtil e um território de cultura que se prepara o futuro. Na afirmação clara que estes dois mundos não podem e não devem andar separados, na certeza que cada um fica mais rico na sua ligação com o outro.

A exposição industrial de Guimarães em 1884, o ano que mudou Guimarães, foi o grande marco nesta construção dum território industrial. A industrialização das empresas no século XIX, a ligação a Manchester, o centro da Revolução Industrial Inglesa, vem marcar de forma incontornável uma cidade e um concelho virados para a indústria, para as grandes empresas, para a internacionalização e para a própria organização do território, que se vai ajustando à volta das grandes empresas.

A esta forte marca industrial, o final do século XX e o início deste novo século acrescentam uma marca de Cultura. Além da valorização do património edificado com o selo de Guimarães, Património da Humanidade em 2001, Guimarães foi Capital Europeia da Cultura em 2012, um ponto de chegada, mas também um ponto de viragem na forma como a cultura é vista e assumida pelos vimaranenses e por todos que nos visitam.

É em 2012 que nasce a Bienal Contextile, uma bienal que assumiu este desafio de fazer a ligação entre estes dois mundos, a Cultura e o Têxtil. A Contextile cuida da memória coletiva, representa-a artisticamente no presente e projeta futuro na estratégia cultural de um território têxtil. Valoriza e comunica muito do que fazemos na indústria, leva a arte e a criatividade às nossas empresas. Trata-se de uma relação profícua para ambas as partes e para Guimarães.

Em 2019 realiza-se pela primeira vez em Guimarães a 6ª Edição do Fashion Film Festival, que colocou em relevo o Filme de Moda como linguagem audiovisual privilegiada para promover e difundir o trabalho de criadores nacionais e internacionais da indústria da Moda e que em 2020 presenteia Guimarães com a criação de uma nova categoria destinada ao Têxtil Lar.

Em 2020, o objetivo estratégico de introduzir processos de inovação na economia, leva ao desenho de uma nova perspetiva, o I9IN Guimarães Marca. Uma iniciativa que visa monitorizar projetos já implementados e promover estratégias inovadoras para a transição digital das empresas vimaranenses em áreas como a indústria 4.0, robotização, inteligência artificial, internet das coisas e sensorização, dando assim os primeiros passos na integração de processos inovadores na economia e que culminará no projeto de inovação para a indústria, o I9G.

Hoje Guimarães releva a produção intelectual vinculada às áreas emergentes da economia, cultura, criatividade e inovação, identificando-as como vetores críticos na construção de um novo modelo de desenvolvimento económico, cultural e inovador.

Partilhar