Gestão estratégica das empresas familiares
T65 - Setembro 2021

Luís Todo Bom

Gestor e professor no ISCTE
A

s caraterísticas diferenciadoras da análise estratégica das empresas familiares na ótica dos recursos, passam pelos seguintes conceitos:

O conceito de familiness, definido como «um conjunto único de recursos que uma empresa possui, derivado da interação entre a família e a empresa, e que é graduado pelo envolvimento da família na empresa e vice-versa».

A família como fornecedor empenhado de recursos, nomeadamente, financeiros (capital), humanos, sociais, físicos e reputacionais.

A família como gestor de recursos, onde se inclui a seleção de recursos, desenvolvimento, agrupamento e alavancagem de recursos, tentando evitar o desperdício de recursos.

O processo de transformação da familiness em estratégias de negócio, ligando uma familiness positiva às vantagens competitivas da empresa e consolidando, deste modo, o seu posicionamento competitivo.

Sendo o conceito de familiness, o conceito diferenciador, no âmbito da teoria dos recursos, torna-se indispensável a avaliação da familiness da empresa através da resposta às seguintes questões:

Qual é o objetivo estratégico da empresa e que recursos a empresa necessita para atingir esse objetivo?

Qual é o impacto da família nesses recursos – positivo, neutral ou negativo?

Como posso preservar ou fortalecer os aspetos positivos da familiness e como posso ultrapassar os aspetos negativos da familiness? Quais são os obstáculos potenciais?

A ligação positiva entre familiness e vantagem competitiva, pode ser verificada no quadro seguinte.

Para além dos aspetos ligados ao conceito de familiness, as empresas familiares podem utilizar outras fontes de diferenciação para criarem vantagens competitivas, nomeadamente:

A sobreposição de responsabilidades, como proprietários e gestores de PME, que permitem uma reação rápida ao mercado.

A estrutura de concentração da propriedade, que conduz a produtividades empresariais elevadas e a um compromisso de longo prazo para o investimento, para os colaboradores e para a inovação.

O focus nos clientes e em nichos de mercado, que conduzem a uma elevada rentabilidade dos investimentos.

O desejo de proteger o nome e a reputação da família, que é geralmente traduzido em produtos e serviços de elevada qualidade e elevado retorno do investimento.

Finalmente, a natureza da interação família-propriedade-gestão, a unidade familiar e o compromisso dos proprietários, que permite a mobilização do capital no longo prazo, custos administrativos baixos e agilidade na resposta às mutações do mercado.

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