E que tal um sistema integrado e eficiente de gestão de água?
T22-23 Julho/Agosto 2017

Maria José Carvalho

Diretora do Dept. de Produção Sustentável do CITEVE
J

á começou o Verão. Que bom! Tudo parece melhor no Verão. Os dias estão mais longos, com mais luz e até parece que temos mais tempo do que no Inverno. Quase todas as pessoas preferem este período do ano (primavera/verão).

O que estraga esta época do ano são aqueles dias em que acordamos e está a chover, principalmente se chove ao fim de semana, quando já tínhamos planeado atividades ao ar livre, ir à praia, ao parque da Devesa, ao Gerês, aos passadiços do Paiva. Normalmente quando isto acontece, o desbloqueador típico de conversas, o tempo, assume expressões do tipo: “que chatice, está a chover”, “se pelo menos só chovesse de noite”, “acha que vai continuar a chover? Ou é passageiro?”.

Há, no entanto, um grupo de pessoas que gosta de chuva no Verão, mais ainda, pede chuva nesta época do ano. Mas não é aquela chuva miudinha, também conhecida como “molha tolos”, gosta de chuva forte e durante um período longo de tempo.

Verdade seja dita que é um grupo muito específico, que pede chuva no Verão, não por razões sociais mas por questões profissionais. Provavelmente estarão a pensar nos bombeiros, que bons motivos têm para desejar chuva, mas não é a esses que me estou a referir. Estou a falar dos industriais das tinturarias ou seus tintureiros e os responsáveis de manutenção.

É que quando chega ao Verão, a água começa a escassear e eles aflitos com a produção e a ver a água a desaparecer dos tanques. Embora nos últimos anos as relações de banho (RB) estejam sempre a reduzir (há até quem diga que se consegue tingir com uma RB de 1:2), ainda são precisos muitos metros cúbicos de água numa tinturaria.

Também é verdade que as empresas têm implementado medidas para a redução do consumo de água, mas ainda há espaço para melhorar a gestão da água numa tinturaria, nomeadamente ao nível de desperdício, perdas e reciclagem. É pena que as férias das empresas sejam na época do Verão, porque no Inverno, quando normalmente não temos falta de água, é mais difícil convencer uma empresa a implementar um sistema de gestão eficiente de água.

Pode ser que, já este Verão, os responsáveis de tinturarias se fartem de serem olhados de lado pela família e amigos, quando desabafam, numa saída para a praia, após 2 semanas de calor intenso e sem pingo de chuva, “quem me dera que chovesse!”. E, logo após férias, resolvam implementar um sistema integrado e eficiente de gestão de água.

Partilhar