Doutores em Design de Moda para a ITV
T36 Outubro 18

Rui A. L. Miguel

Diretor do Curso
de Doutoramento
em Design de Moda da UBI
N

o passado mês de julho realizou-se na UBI o primeiro Doutoramento em Design de Moda em Portugal. Este curso de formação avançada resultou de uma iniciativa em associação entre a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho, que concentram no País o conhecimento de formação universitária nas áreas da moda e das tecnologias têxteis e vestuário. A sua primeira edição decorreu no ano letivo 2014/2015 e começou agora a dar frutos.

A importância do Doutoramento em Design de Moda para os Departamentos de Ciência e Tecnologia Têxteis (UBI) e de Engenharia Têxtil (UM), e respetivas Unidades de I&D, é enorme pois valida e consolida as competências científicas e pedagógicas dos departamentos na área do design de moda. Este Doutoramento permite, assim, aprofundar a investigação científica em design de moda, dando sequência ao que se tem vindo a fazer nos mestrados, pelo que as atividades dos departamentos, nesta área, vão desde o ensino do “saber pensar e saber fazer” até ao patamar da investigação científica.

Este nível de formação, visto do lado do exercício da profissão, tem uma importância acrescida pois permite a melhoria do desempenho profissional dos designers de moda, com implicações diretas nos resultados das empresas e, portanto, na economia em geral, o que está relacionado com o entendimento crescente da contribuição da qualidade do projeto de design para o sucesso do negócio de moda. Qualquer que seja este negócio: por conta de outrem ou por conta própria. Neste sentido, potencia-se a criação do próprio negócio pelos designers de moda, quer seja através de marca própria, quer seja em prestação de serviços a empresas, o que conduzirá certamente a uma evolução positiva da qualidade do design de moda e a uma sustentabilidade do respetivo negócio, numa área tão competitiva.

Em conformidade, embora o ensino superior na área do design de moda esteja carente de docentes com este grau de formação e especialização, só faz sentido a formação de doutores em design de moda se estes forem absorvidos pelo tecido económico, nomeadamente as empresas da ITV. Pretende-se que designers altamente habilitados possam contribuir para a gestão das empresas considerando o design. O desafio para as empresas e para as universidades é serem capazes de atribuir aos doutores em design de moda outras responsabilidades para além da elaboração das coleções de moda sazonais. É serem considerados para a assessoria das administrações para a definição estratégica dos planos de design das empresas, envolvendo os produtos, mas também toda a rede associada de interligações paralelas, a montante e a jusante. O crescimento do setor da moda em Portugal, envolvendo as indústrias e as empresas comerciais, nomeadamente nas exportações de maior valor acrescentado, tem de ser sustentado por uma gestão que considere recursos humanos altamente habilitados. Compete aos principais players dinamizar a ligação universidade-empresa para que o trabalho conjunto possa contribuir para se atingir esse nível de excelência de formação superior.

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