Alexandra Araújo Pinho
perspectiva de uma pandemia tem sido um risco sistémico bem conhecido há muitos anos, mas ninguém poderia prever o momento exato ou a natureza da atual crise de coronavírus.
É o que acontece com as tendências: as grandes mudanças são bem conhecidas; existem muitos sinais; mas é difícil, senão impossível, saber exatamente o momento e o formato que a maioria das tendências segue. Eles permanecerão no nicho por um ano? Três anos? Ou de repente vê-se a adopção acelerada em massa por causa de algum gatilho externo?
É por isso que em momentos como este, é útil poder observar tendências que já estavam “lá fora”. Quais novos comportamentos que os adotantes precoces e as marcas pioneiras já
adotam?
Ao analisarmos essas tendências, temos de perguntar se estamos preparados para esses novos comportamentos? Estamos prontos para atender a essas novas expectativas?
Vivemos a era da economia de experiência virtual, concertos cancelados, ligas desportivas canceladas, museus e igrejas encerradas…
Há um enorme vazio na vida das pessoas. Mas as novas tecnologias imersivas significam que podem obter cada vez mais o status a partir de experiências virtuais.
Mas temos de prestar atenção a outras experiências virtuais – ‘viagens’, compras, reuniões e muito mais – que adquirem novos níveis de significado. São experiências digitais em tempo real.
A cadeia global da indústria têxtil e de vestuário precisa de redefinir-se para sobreviver além da Covid-19, e isso pode significar mudar para um calendário orientado pela procura e necessidade, adotando a ‘smartificação’ e margem de distribuição de maneira diferente.
A pandemia teve um impacto de longo alcance no setor têxtil, tendo muitas empresas que reavaliar a viabilidade das suas operações atuais e estratégias de crescimento para o futuro.
O que vemos em termos do produto que foi produzido agora, o inventário, a construção e a recuperação da confiança na cadeia…
Temos de mudar de tática para estratégia. E fizemos isso muito bem nos últimos meses. O
sector reinventou-se e funcionou a I&D de que nos devemos orgulhar, para criação de EPI que nunca a maioria das empresas do sector tinha produzido. Mas foi uma táctica, há que fazê-lo agora com uma estratégia sustentada e viável.
O desafio na cadeia de valor é sobre como podemos fazer disso uma cadeia de fornecimentos sustentável. Se estamos a olhar para a moda, é realmente uma cadeia de fornecimentos impulsionada por push. E no final, há uma quantidade razoável de excesso de oferta, que começa sempre com o cliente. Agora há que pensar com estratégia e desenvolver o que o cliente vai ter necessidade.
O sentimento e o comportamento do consumidor continuam a refletir a incerteza da crise
Covid-19. Mesmo em países que reabriram parcialmente, o otimismo do consumidor permanece silencioso e a intenção de gastar ainda está abaixo dos níveis pré-crise.
Eu acredito muito que em toda crise existe uma oportunidade. Precisamos olhar para mudar os nossos negócios, a cadeia de fornecimentos, mudar a nossa maneira de pensar e fazer cobranças, mudar as nossas parcerias com os nossos fornecedores; os nossos fornecedores são os nossos parceiros – os maiores parceiros de que precisamos nos negócios. Estamos nisto juntos e não podemos resolvê-lo apenas de um lado da mesa.