Concentração de saberes e experiências
T22-23 Julho/Agosto 2017

Miguel Costa Gomes

Presidente da Câmara Municipal de Barcelos
B

arcelos é hoje um dos principais centros nacionais de desenvolvimento da indústria e do design têxtil, onde grandes marcas nacionais e internacionais como a Zara, Ana Sousa, Armani, Pierre Cardin, Lacoste, Fred Perry ou Valentino, entre muitas outras, escolhem as nossas empresas para produzirem as suas coleções, o que revela que confiam na nossa experiência, qualidade e no conhecimento dos nossos excelentes profissionais. E são inúmeras as personalidades mundiais e figuras públicas que são vestidas com peças produzidas no nosso concelho.

A Indústria têxtil barcelense foi uma das atividades que mais cresceu e a que mais contribuiu para a mudança do concelho nas últimas décadas, mantendo-se, ainda, como a principal área de atividade industrial e em franco crescimento.

O têxtil e a moda assumem características muito peculiares no concelho de Barcelos, sendo uma área cheia de potencialidades e de oportunidades que as empresas e os empresários barcelenses têm sabido aproveitar.

É interessante observar que, apesar de esta ter sido uma das atividades que mais sofreu com a recessão económica, os industriais e empresários barcelenses nunca deixaram de apostar em novos investimentos, fortalecendo a sua posição e impondo-se num mercado global e competitivo.

As nossas empresas têxteis estão dotadas de máquinas de última geração e de tecnologia de ponta, o que faz com que sejam das mais competitivas e inovadoras a nível internacional.
Barcelos tem, na sua história recente, uma marca profunda no seu tecido económico-social, derivada do impacto da indústria têxtil, que tem contribuído positivamente para a economia local. E temos vindo a assistir a um crescimento desta indústria, facto que muito contribuiu para a modernização económico-social do concelho e para uma concentração de saberes e de experiências, que permite responder a novos desafios de competitividade.

Partilhar