CERTIFICAÇÃO: UM PASSO DE GIGANTE EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO
T45 Julho/Agosto

Marta Pimenta

Departamento de Qualidade/Sistemas de Gestão da Cottonanswer
N

o mercado, tanto nacional como internacional, a certificação dos Sistemas de Gestão significa aumentar a competitividade entre empresas. Significa igualmente a abertura a novos mercados.

Mas afinal o que é isso de Certificação? Desconhecida por muitos e adorada por muitos outros, a certificação traduz-se na conceção, implementação e certificação de um Sistema de Gestão inserido num Modelo de Garantia da Qualidade direcionado e pensado para cada empresa.

Num momento em que assistimos a uma guerrilha de empresas pelo reconhecimento por parte dos consumidores e destaque entre a concorrência, a Certificação vem auxiliar a tarefa de colocar qualquer organização no topo da tabela. Dotar uma empresa de Sistemas de Gestão é oferecer-lhe um sem-número de vantagens. A adoção e o desenvolvimento de um sistema de certificação é uma decisão puramente estratégica que permite às organizações potenciar a sua performance geral e concentrar esforços na oferta de produtos e serviços de qualidade ao consumidor.

No cluster têxtil, desde as fiações ao produto final, existe um espaço imenso para aplicação de Sistemas de Gestão. Se queremos manter o setor de boa saúde, temos de garantir a produção com qualidade e durabilidade para nos posicionarmos na cadeia de valor da área de negócio.

É aqui que a adoção de normas como as ISO 9001:2015 (Qualidade), 14001:2004 (Ambiente) e 45001:2018 (Saúde e Segurança) referências internacionais para a Certificação de Sistemas de Gestão em empresas públicas e privadas, bem como a adoção da Certificação do produto Oeko-tex e GOTS, especialmente no setor têxtil, pode auxiliar de forma incalculável uma organização. Adotar estes sistemas é garantir a melhoria do rendimento dos processos de trabalho, é operar com maior eficiência, controlar os custos operacionais e valorizar os recursos.

Para que se consigam gerar resultados neste âmbito é necessário nela envolver todos os membros da organização, cada roda da engrenagem deve estar envolvida no processo e girar no sentido correto. Só desta forma será possível espremer todo o sumo que os Sistemas de Gestão têm a oferecer.

O segredo de uma organização passa pela certificação dos seus produtos e serviços? Sim, o segredo em “vestir o futuro” mora na produção de têxtil certificada e de qualidade! A qualidade é nada mais nada menos do que a forma como gerimos uma organização, a forma como desempenhámos a nossa atividade, é o cuidado no trato e na oferta aos nossos clientes.

Partilhar