Afinal de contas, de Espanha temos bons ventos e bons casamentos?
T77 - Novembro 22

Ana Dinis

Diretora Executiva da ATP
E

spanha é o principal destino das exportações de têxteis e vestuário portuguesas, representando neste momento cerca de 23% do total das nossas exportações. Todavia, esta posição de relevo no ranking dos principais destinos, no passado era ainda mais destacada. Em 2016, por exemplo, Espanha representava cerca de 35% das nossas exportações.

Espanha Importacoes de Texteis e Vestuario de Portugal

Os principais produtos que exportamos para este mercado são artigos de vestuário, que neste momento representam 60% do total do setor, quando em 2016, representavam cerca de 75%.

 

Se olharmos atentamente para os dados do comércio internacional de Espanha, de facto verificamos que a partir de 2016, as importações de vestuário de origem lusa começaram a sofrer uma quebra drástica. De acordo com estes dados, Portugal recuou de 2016 a 2021, 677 milhões de euros, o que equivale a uma quebra de 48%. Se considerarmos apenas o vestuário, a quebra foi de 636 milhões de euros.

Inversamente e com exceção do ano pandémico de 2020, nos últimos anos, as vendas de Espanha a Portugal permaneceram relativamente estáveis, tendo de 2016 a 2021, sido registado um aumento de 15% (17% no vestuário), o que representa um acréscimo absoluto de 200 milhões de euros.

Outro dado curioso (poderão existir correções aos dados uma vez que os relativos a 2021 ainda são provisórios), embora não surpreendente: Espanha compra vestuário a Portugal a um preço médio por quilo de 6,80€, e vende a um preço médio de 11,40€/kg. 

Espanha Importacoes de Texteis e Vestuario de Portugal

Mas afinal de contas, por quem andam enamorados nuestros hermanos

A grande maioria de nós já saberá, mas as estatísticas do comércio internacional ajudam-nos a compreender melhor a dimensão dos perdedores e ganhadores deste jogo:

Espanha Importações de Texteis e Vestuario principais fornecedores

Enquanto Portugal perdeu quota de mercado, passando de 7% para 3% de 2016 para 2021, a Turquia ganhou precisamente 3 pontos percentuais, passando de 10% para 13% (correspondendo a um aumento de 690 milhões de euros, mais ou menos o equivalente ao que Portugal perdeu), seguida do Bangladesh que passou de 10% para 12%, com um ganho de 529 milhões de euros, mais ou menos equivalente ao que perdeu a China, que passou de 19% para 17% (perdeu 526 milhões de euros). Fora desta tabela ficou Myanmar que no período em causa também conseguiu arrecadar mais 350 milhões euros).

Olhando para os dados reportados por Portugal, será que esta nortada imposta pelos nossos vizinhos terá obrigado as empresas portuguesas a fazer novas investidas, procurando outros parceiros e eventualmente trazido outras e eventualmente melhores oportunidades?

De facto, assim foi, de 2016 para 2021, enquanto Portugal perdia terreno em Espanha, ganhava nos EUA (acréscimo de 182 milhões de euros; equivalente a +69%), em Itália (acréscimo de 165 milhões de euros, com um crescimento de 75%) e em França (acréscimo de 163 milhões de euros, equivalente a +26%), mas também nos Países Baixos, na China, Canadá, Dinamarca, Alemanha, entre outros, diversificando mais os seus mercados, minimizando o risco da grande dependência da Espanha e de um número muito reduzido de clientes.

Ainda neste período (2016-2021), se considerarmos apenas o mercado de Itália, para onde conseguimos aumentar as exportações de vestuário em 126% (equivalente a um acréscimo de 148 milhões de euros), foi ainda possível observar um aumento de 21% no preço médio exportado para o vestuário, passando de 48,32€/kg em média, para 58,45€/kg em média.

De facto, os ventos mudaram, pelo menos é o que nos dizem os dados até 2021, embora saibamos que os meses já conhecidos de 2022 trazem uma nova brisa do lado de Espanha, resta saber quão duradoura, sustentável e proveitosa será para Portugal. 

Mais do que negócios de proximidade, são precisos negócios inovadores, sustentáveis e de elevado valor acrescentado, para que toda a fileira têxtil e vestuário portuguesa possa gerar e distribuir valor.

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