Acrescentar valor através da ciência, inovação e tecnologia
T72 - Maio 2022

Augusto Lima

Vereador dos Pelouros da Economia e Empreendedorismo, Educação e Ciência da Câmara Municipal de Famalicão
O

novo desafio das empresas é claro: conquistado o saber-fazer, chegou o tempo do saber-criar. A resposta aos grandes desafios do envelhecimento da população e da transição climática, que terão um forte impacto na economia portuguesa, reclama um novo modelo de criação de riqueza assente no conhecimento, nas qualificações e na inovação: o paradigma ‘created in’. 

Esse novo modelo de desenvolvimento económico deve ser capaz de facilitar o nascimento e crescimento de empresas inovadoras e suficientemente robustas para lutarem em mercados concorrenciais e para se ajustarem às mudanças tecnológicas, à qualificação contínua de trabalhadores, aos modelos de conetividade por terra, ar e mar, devendo ainda considerar uma ligação mais estreita e eficaz entre o sistema científico e tecnológico e as empresas nacionais e globais. 

Tudo sem perder de vista os desafios atuais relacionados com a sustentabilidade, a transição digital, a responsabilidade social e a atração e retenção de talento. 

Atento a isto, o Município de Famalicão prepara-se para implementar uma nova fase da sua Estratégia de Desenvolvimento Económico. O primeiro passo já foi dado com a auscultação do Conselho Estratégico para a Ciência, Inovação e Ensino Superior, constituído por responsáveis das Universidades, Institutos Politécnicos, Centros de Investigação e Tecnológicos com presença no concelho, fortalecendo uma boa articulação entre a Política Pública Local e a Academia. Seguir-se-á o envolvimento da Economia e da Sociedade nessa estratégia. 

Do conjunto de medidas que estão a ser desenhadas, destaco aqui três: criar um eco-parque industrial (green park); incentivar as empresas a adotar políticas para a sustentabilidade e a dupla transição (digital e climática) e reconhecer essa aposta; incrementar e apoiar as iniciativas de I&D implementando a retenção e atração de talento. 

Com o eco-parque industrial (green park) queremos não só atrair novas empresas, mas também melhorar as condições de acolhimento das edaqulas que já pertencem ao nosso ecossistema, para que possam, cada vez mais, distinguir-se pelas práticas de sustentabilidade que promovem, nomeadamente ao nível da eficiência energética. 

Em simultâneo, dando centralidade a estas temáticas e garantindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável, propomo-nos impulsionar a inovação na indústria, preparando o nosso concelho para uma economia mais verde, inteligente e resiliente e reconhecendo as empresas pelo seu contributo para a transição digital e a neutralidade carbónica, em linha com os objetivos da Nova Estratégia Industrial para a Europa.

Apoiar a consolidação de um ecossistema de inovação para que as nossas empresas e instituições de I&D desenvolvam projetos em cooperação, é outros dos objetivos que nos propomos concretizar, a par da aposta na retenção e atração de talento para a indústria, medida que, aproveitando o ecossistema industrial de Famalicão, procura também promover a valorização dos recursos humanos e das competências nas empresas.

Partilhar