A Moda e o Cinema – uma relação de sempre e para sempre
T70 - Fevereiro 2022

Alexandra Cruchinho

Professora Universidade Lusófona,Investigadora do CICANT e Diretora da área de Design de Moda
A

Moda e o Cinema estão intrinsecamente ligados desde o século passado e ambas retiram importantes frutos desta ligação. Se, por um lado, o criador procura inspiração no cinema para desenvolver as coleções que irá apresentar em passerelle, por outro, o cinema procura reforçar narrativas através da escolha de figurinos perfeitos e totalmente ajustados a cada uma das personagens.

Ao longo do tempo, os criadores e as grandes marcas foram encontrando na sétima arte uma forma de expressão pois, vestindo atrizes e atores, conseguiram eternizar as suas propostas. Um dos grandes exemplos desta relação entre moda e cinema é o célebre vestido preto – the look of black – que Audrey Hepburn usou em Breakfast at Tiffany´s. Enquanto ícone do cinema, Audrey ditou tendências. James Dean é outro caso paradigmático da influência do Cinema na forma de vestir do comum cidadão. A combinação de t-shirt branca e jeans que o ator usou no clássico “Rebel Without a Cause” rapidamente se tornou uma tendência que marcou a década de 50 e inspirou jovens e adultos. 

Em Portugal, esta relação é pouco explorada, no entanto, o seu potencial é enorme. Quando uma atriz ou um ator veste uma proposta de figurino está a comunicar. Como dizia a figurinista, pintora e cenógrafa Vera Castro: um bom figurino descodifica estados de alma, desvenda caracteres, revela níveis social e consegue transportar-nos para outras épocas ou lugares. Um bom figurino funciona como na gramática funcionam uma metáfora ou uma alegoria. 

Mais do que um look assinado por um grande nome da moda ou por uma marca internacional de referência, o figurino é uma parte integrante da narrativa. Na verdade, as atrizes e os atores vestem um conceito, uma história. Veja-se o caso de José António Tenente, Story Tailors, Dino Alves, Katty Xiomara, entre outros criadores nacionais, que já estão a deixar a sua assinatura no cinema, no teatro, no ballet e no mundo do espetáculo. 

Entre realizadores e encenadores já é reconhecida a importância do figurino enquanto elemento fundamental na construção e na comunicação de uma narrativa. Este é agora, o grande desafio do Design de Moda: adotar uma nova abordagem ao nível da criação de figurino. 

Ensinar Design de Moda sem ter em conta o desafiante campo da criação de figurinos é desaproveitar não só um terreno fértil para a evolução dos estudantes, como é descurar uma área de atividade profissional com imenso potencial de crescimento.

É com esta realidade em mente que a Universidade Lusófona concebeu uma formação em Design e Produção de Moda que, entre outros objetivos, procura explorar a dinâmica entre a Moda e o Cinema, ou não tivesse esta universidade um dos mais renomados cursos de Cinema de Portugal. A coabitação de Moda e Cinema num mesmo espaço académico, potencia sinergias e projetos multidisciplinares em comum que irão ampliar o âmbito criativo e de emprego dos futuros designers de Moda Made In Lusófona.

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