A Moda como reforço da herança cultural
T76 - Outubro 22

Alexandra Cruchinho

Professora na Universidade Lusófona
A

o longo do meu percurso académico, tenho vindo a desenvolver vários projetos de forma a contribuir para a valorização da Identidade das Regiões, das comunidades e dos próprios designers de Moda. De facto, continuo a defender que o que permite diferenciar-nos em contexto internacional passa pela nossa cultura, pela valorização da herança cultural de cada povo, de cada comunidade. Respeitar e valorizar o legado de uma comunidade é valorizar a própria história e a própria existência.

O Design de Moda tem este importante papel para a valorização da identidade local. Podemos referir que o consumidor continua, e cada vez mais, a procurar produtos que lhe contem histórias. Mais que os produtos, cativa-os a história que estes transportam. O Designer de Moda tem este papel importante: definir conceitos, conhecer as tradições e valorizá-las.

Já encontramos algumas coleções de grandes nomes do panorama nacional a desenvolver o seu processo criativo inspirado numa tradição ou cultura associada a uma comunidade, porém ainda temos um longo caminho para percorrer.

Se, por um lado, os designers podem encontrar na nossa história e nas nossas tradições a sua inspiração, por outro lado, o poder local também tem alguma responsabilidade em impulsionar e promover esta valorização. Cada vez mais, devemos olhar para dentro para chegar mais longe. Já encontramos diversos projetos e concursos, dirigidos a jovens designers na tentativa de dar a conhecer algumas tradições e tecnologias tradicionais como bordados, rendas, etc.. Os concursos permitem mostrar, formar e reinterpretar estes elementos que marcam a cultura e a identidade, porém não é assegurada a continuidade destas iniciativas. 

A Moda tem um papel muito importante nesta longa caminhada para a valorização das tradições, os costumes e a história de um povo que se diferencia no espaço geográfico de um país. 

Também as instituições de ensino com cursos na área do Design de Moda, têm um papel preponderante na formação de jovens designers com sensibilidade para estas questões. Formar profissionais para o mercado atual na área da Moda implica uma responsabilidade cada vez maior. 

Atualmente a Universidade Lusófona e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – ISMAT, estão a desenvolver diversos projetos que visam precisamente a valorização da herança cultural de diferentes regiões. Professores, investigadores e estudantes trabalham elementos que marcam a cultura e a tradição, estudam a história e as tradições e procuram reinterpretar tecnologias tradicionais aplicando-as na Moda. O resultado tem sido muito enriquecedor para todos os intervenientes, e além de resultar na criação de produtos diferenciados permite perpetuar estas histórias para as futuras gerações.

Partilhar