Ana Dinis
O Regulamento da etiquetagem de produtos têxteis (1007/2011) está em consulta pública, sendo um momento importante para refletirmos sobre o que entendemos ser relevante e obrigatório numa etiqueta de um produto têxtil. E, neste caso, ser do interesse da indústria têxtil.
Ler MaisNo passado mês de julho, a Espanha assumiu a Presidência do Conselho da União Europeia para assumir a liderança em importantes dossiers e políticas comunitárias durante o segundo semestre de 2023, algumas delas com grande relevância para o têxtil e vestuário.
Ler MaisEspanha é o principal destino das exportações de têxteis e vestuário portuguesas, representando neste momento cerca de 23% do total das nossas exportações. Todavia, esta posição de relevo no ranking dos principais destinos, no passado era ainda mais destacada. Em 2016, por exemplo, Espanha representava cerca de 35% das nossas exportações.
Ler MaisNo final de março foi publicada a Estratégia da UE em prol da Sustentabilidade e Circularidade dos Têxteis, no âmbito da qual se define como objetivo para 2030 que produtos têxteis colocados no mercado da UE sejam duradouros e recicláveis, fabricados em grande parte a partir de fibras recicladas, livres de substâncias perigosas e produzidos no respeito dos direitos sociais e do ambiente. Tudo isto para refrear e reverter a Fast Fashion, e sobretudo, de substituir o modelo de economia linear por um modelo de economia circular.
Ler Mais