15 Fevereiro 21
Feiras

T

From Portugal leva montra de eco-inovação à PV digital

A indústria portuguesa está em destaque na Première Vision Paris Digital Show com uma comitiva de empresas focada na eco-inovação. Fibras orgânicas, recicladas e biodegradáveis, acompanhadas por processos de produção e confecção que evitam o desperdício fazem parte do ADN da mostra From Portugal, que para além de um vasto grupo de empresas, faz-se representar também por mais uma edição do showroom virtual iTechStyle Green Circle. A edição online da PV Paris arrancou hoje e prolonga-se até sexta-feira.

É o grande ponto de encontro da indústria têxtil internacional e mesmo realizando-se apenas através das plataformas digitais, a Première Vision continua a ser uma aposta para as empresas portuguesas com projectos de internacionalização. A. Sampaio & Filhos – Têxteis, Acatel, Adalberto Estampados, Albano Morgado, Burel Factory, Crispim Abreu, Familitex, Filasa, Fitecom, JFA, Joaps – Malhas,  La Estampa, Lemar, LMA, Luis Azevedo & Filhos, Lurdes Sampaio, NGS Malhas, RDD, Siena, Somelos Tecidos, Texser – Textil de Serzedelo, Tintex Textiles, TMG Textiles, Trimalhas, Troficolor Denim Makers e Vilartex compõem a delegação From Portugal nesta edição da Première Vision.

Para além dos stands das várias empresas representadas, as cores portuguesas contam ainda com o showcase sustentável iTechStyle Green Circle, promovido pelo CITEVE e pela Associação Selectiva Moda. O projecto recorreu a tecnologia 3D VR Scanning altamente realista para criar uma galeria virtual com coordenados 100% portugueses, que representam a vanguarda sustentável da ITV portuguesa, com exemplos de materiais baseados em fibras recicladas e recicláveis ou fibras orgânicas, naturais e renováveis, tingidas sem recurso a químicos. Neste showcase, os visitantes da feira vão poder conhecer exemplos de produção responsável por parte das empresas A. Sampaio, Estamparia Adalberto, JOAPS, LMA, NGS, RDD, Tintex e Troficolor.

Nos catálogos individuais, as várias empresas portuguesas – que representam toda a fileira, desde a fiação à confecção – procuram destacar-se pela apresentar de novas soluções, com um pendor cada vez mais sustentável. É o exemplo da LMA, que apresenta uma selecção de malhas em poliestar biodegradável, da Troficolor, com uma nova colecção de gangas de cor 100% algodão orgânico com tingimento natural, ou da Lemar, que investe poliester reciclado, poliamida biodegradável e fibras de viscose com menor impacto ambiental.

Focada no sector da moda – e com a bússola orientada para as grandes marcas internacionais – a indústria portuguesa alia a aposta em sustentabilidade com novos padrões e desenhos. É o caso da Albano Morgado, que para além da aposta em algodão orgânico, apresenta novos padrões de riscas e desenhos de maior amplitude, sobretudo para o sector do vestuário exterior, como fatos e casacos.

A participação das empresas portuguesas PME na Première Vision é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020

Partilhar