05 Janeiro 21
Sustentabilidade

António Moreira Gonçalves

O catálogo verde que a Lemar vai apresentar na PV

São novos tecidos, produzidos a partir de poliester reciclado, viscose sustentável e poliamida reciclada e biodegradável, com a certificação ambiental atribuída pelos fornecedores. A Lemar vai apresentar na Première Vision Digital um novo catálogo de tecidos sustentáveis, para várias áreas do vestuário, desde o swimwear à camisaria.

“Estamos a trabalhar muito estas fibras, desde fios de poliester reciclado de fornecedores europeus, como a Seaquall e a Newlife, à poliamida biodegradável Amni Soul Eco ou a viscose sustentável da Lenzing. Temos cerca de 25 novas referências a partir destas fibras”, adianta Flávio Dias, Export Manager da empresa, garantindo que todos os tecidos são enviados aos fornecedores para obterem o certificado de rastreabilidade.

A Lemar tem assistido a um crescendo na procura por artigos sustentáveis e na preparação da Première Vision, que decorre já de 15 a 19 de fevereiro, está a reforçar o seu catálogo de soluções mais ecológicas. “Os clientes interessam-se muito. Há marcas que surgiram com este espírito e só trabalham neste registo e as outras estão pouco-a-pouco a substituir os tecidos tradicionais por referências mais sustentáveis”, explica o representante da empresa, confessando até que a aposta na sustentabilidade revelou-se fundamental durante o ano 2020: “Tenho de dizer que é a razão pela qual temos trabalhado tão bem nestes meses de pandemia”.

Os novos tecidos da Lemar destinam-se a várias áreas do vestuário, desde os calções de praia – uma das áreas nucleares da atuação da empresa – a outras peças de vestuário, como camisas, blusas ou blusões. “Algumas referências têm até peso e consistência suficiente para a confecção de sacos e bolsas”, reforça Flávio dias.

Presença habitual na Première Vision Paris – uma das maiores feiras têxteis da Europa – a Lemar mantém a participação no evento digital e à espera do regresso ao presencial. “O nosso material é um produto que requer que seja tocado. Os designers gostam de ver como o tecido cai, como se comporta numa peça, e essa componente faz muita falta. Vamos tentando colmatar com envios mais frequentes e mais rápidos de amostras”, explica.

A participação das empresas portuguesas PME na PV Paris é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar