12 fevereiro 21
Indústria

António Moreira Gonçalves

LMA leva novo poliéster biodegradável à PV Paris

Nas vésperas da Première Vision Paris, que este ano decorre exclusivamente através das plataformas digitais, a LMA está a desenvolver uma inovadora série de malhas com uma nova fibra em poliéster biodegradável, que promete ser um passo decisivo na procura da sustentabilidade. “Se o poliéster convencional se decompõe em 300 anos, este novo poliéster decompõe-se em apenas três anos”, explica Luís Sousa Dias, gestor comercial da empresa, sobre esta nova malha, que até já foi selecionada pelo projecto Green Circle.

Desenvolvida ao longo dos últimos meses, a nova gama de malhas em poliéster biodegradável é a grande aposta da LMA para atacar a nova estação. A empresa tem produzido várias amostras para os mercados do sportswear e moda, e está até a substituir alguns dos seus best-sellers por esta versão mais sustentável. “Desde há muito tempo que a LMA é conhecida pelas malhas sintéticas, sobretudo para o desporto, e temos muitos artigos 100% poliéster que estamos agora a substituir por esta nova versão. Estamos a falar de uma redução drástica no processo de decomposição, ou seja, numa grande diminuição da pegada ecológica”, destaca o representante da empresa.

Nas experiências realizadas pela empresa – que está a começar agora a apresentar o produto aos seus clientes – a alternativa biodegradável não compromete a performance da malha, mantendo o toque e a capacidade de ser utilizada para várias tipologias de vestuário. “O toque é excelente, nada agressivo, parece quase seda, e a malha pode ser sublimada, o que é muito necessário para as personalizações no mercado do desporto”, explica Luís Sousa Dias.

Muito presente no sector do sportswear, a LMA produz malhas para várias modalidades, como o ciclismo, o futebol, ou as actividades outdoor. Na última ISPO Munich online, a empresa  apresentou já um exemplo de vestuário athleisure, integrado no showcase virtual Itechstyle Green Circle.

Agora na Premiére Vision Paris, de 15 a 19 de Fevereiro, a LMA vai apresentar esta inovação em várias malhas, conjugada também com outros materiais sustentáveis, como a poliamida biodegradável e o algodão orgânico. “Sentimos que existe uma grande procura por sustentabilidade. Já existia antes da pandemia e agora ainda mais, quer por parte das confecções como pelas marcas. E o nosso trabalho é ir encontrando sempre soluções novas”, conclui o responsável comercial da LMA.

A participação das empresas portuguesas PME na PV Paris é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar