Uma designer de moda
Crescer fora da zona de conforto
Marta Amaro
T82 - Abril 23
Emergente

T

Na mudança
Nascem oportunidades de evoluir

Há quase quatro anos como designer de moda na Polopiqué, Marta Amaro motiva-se através de mudanças inesperadas, pois apenas fora da zona do conforto há evolução.

M
M

arta Amaro entrou na Polopiqué há quase quatro anos como designer de moda de kidswear, mas nos dias de hoje faz parte da equipa de design de womenswear. Uma mudança inesperada que se tornou um desafio. Nada de preocupante: “mesmo que não saiba para o que vou, eu agarro o desafio, pois apenas fora da minha zona de conforto sou capaz de evoluir e isso motiva-me”. 

Licenciada em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior, a paixão pela moda vem desde tenra idade e, refletindo sobre isso, revela que “há um conjunto de fatores aleatórios que se conjugam e que em conjunto explicam o meu interesse pela moda”. As mulheres à sua volta foram o começo: a mãe que desenhava, a avó que pintava e a outra avó que trabalhava no secretariado de uma confeção têxtil. Juntas, fizeram com que contactasse diretamente com o mundo dos tecidos e das peças de vestuário.

Com o crescimento, foi explorando a sua veia criativa e depressa entendeu que a moda seria o caminho. “Para mim, o cinema francês foi uma grande influência, sobretudo a Catherine Deneuve, a musa de Yves Saint Laurent que foi também uma grande referência para mim, a nível individual e enquanto diretor criativo da Dior”. 

“Desde cedo que queria desenhar roupa, mas em criança não sabia o significado disso”. “Permite transmitir o que sentimos, mas não necessariamente o que somos”, revela. Para a Marta, “a roupa é o que conseguimos sentir ao vestir”. Assim, quando pensa em desenhar uma peça “quero permitir que a mulher se sinta confiante, confortável e se consiga sentir ela mesma”.

E foi em 2016 que iniciou o seu percurso profissional com um estágio na Disfunctional Shoes, uma empresa de calçado. Seguiu-se uma oportunidade na Ecovest, onde começou a desenhar vestuário para criança e aí “recolhi conhecimento de matérias-primas, de confeção, de desenho técnico”. 

Com a passagem para a Gotrend, “os conhecimentos da Ecovest amplificaram-se”: começou como designer de moda de womenswear. A Gotrend tem sede na China – que visitou por mais de uma vez  e onde conheceu “uma realidade diferente através do contacto com as diferentes matérias-primas, fornecedores e métodos de produção”. Tendo começado no kidswear acabou por transitar para o womenwear, “um mundo que proporciona uma dimensão mais alargada”. 

Em 2019 chega a oportunidade na Polopiqué. “É uma empresa que tem muita história e que muito cresceu e que, admiro desde os tempos de estudante”. “Há um lado muito humano na Polopiqué que me acolheu muito bem e que me permite aprender todos os dias com toda gente”. “Espero acrescentar-lhes algo também”, conclui. 

A monotonia não faz parte do seu dia-a-dia: a ambição contínua de aprender e absorver o máximo de conhecimento possível, dado o constante sentimento de que ainda tem muito para conhecer, defende-a disso. Ainda assim, a designer de moda não esquece o tempo de qualidade consigo mesma e com os seus, para que possa continuar a integrar-se em mais caminhos fora da sua zona de conforto e a crescer.

Cartão Do cidadão

Marta Amaro, Designer de Moda da Polopiqué

Família O pai, a mãe, irmão e avó Casa Apartamento na Maia Carro BMW Serie 1 Formação Licenciatura em Design de Moda Portátil MacBook Pro Telemóvel iPhone 11 Hobbies Assistir a drag shows, ir ao cinema, andar de longboard, fazer upcycling da sua roupa e fazer workshops Férias As últimas foram no Alentejo Regra de ouro “Ser autêntica, ser fiel aos meus valores e aproximar-me mais da pessoa que ambiciono ser”

Partilhar