Da zootécnia
À criação de uma agência
Carla Reis
T86 - Setembro 23
Emergente

T

Começo
Foi a ajudar Luís Buchinho

Manual de transferência da zootecnia para os têxteis

N
N

ascida e criada no Porto, apaixonada por animais e crente de que o seu caminho iria passar por aí, a cofundadora da Brandin.pt e International Sales Agent Carla Reis concluiu o curso de Engenharia Zootécnica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 1997. E conseguiu imediatamente emprego como tal na sua cidade, na empresa Consagra.

Realizou projetos ligados ao sector agrário, “mais na parte de gestão de projectos”, tendo depois organizado ações de formação para cooperativas agrícolas, foi aí que se encantou pela área de formação e realizou uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Minho, entre 1999 e 2001.

“Nesse período, fiz formação e projetos com a AEP e, em pouco tempo, fui convidada para gerir o departamento de formação da Ibersol”, contou. Era o ano de 2004 e foi onde esteve até 2008: “foi um cargo exigente em que definia os padrões de gestão para os diferentes negócios da cadeia. Foi interessante e fez-me crescer bastante”, contou Carla Reis. 

Ainda em 2008, tornou-se Business Manager da Cifranca, e foi este o seu primeiro contacto com a moda. Durante quatro anos, geriu as 18 lojas e respetivos trabalhadores espalhados por todo o país: “geri muita gente e depoi,s com crise, tudo se complicou e entendi que já não tinha muito por onde crescer e resolvi fazer uma pausa”, revelou. 

E foi nessa pausa – que contou ter sido mais curta do que esperava –, que foi convidada pelo amigo e designer Luís Buchinho para “o ajudar a organizar dossiers, contactos, preparar emails”, explicou. Para acrescentar que “foi uma ajuda que nunca pensei que se tornasse definitiva” e, após dois meses, o designer, que estava em processo de internacionalização através da Selectiva Moda, convidou Carla para fazer feiras, enquanto comercial.

Aceitou o desafio e em janeiro aconteceu a primeira feira e bem-sucedida. Após cinco anos apenas a representar Luís Buchinho, a cofundadora realça que percebeu a existência de uma lacuna no mercado, isto é, “há muitas marcas a quererem fazer a internacionalização, mas que necessitam de ajuda na parte logística e comercial”.

Ora, os processos que não eram prazerosos para os criativos, desafiavam a cofundadora da Brandin.pt e, através de uma conjugação de fatores – a necessidade do mercado e a presença em feiras e de todos os contactos que lhe são inerentes – foi criada “uma relação de proximidade com muitos designers que se queriam internacionalizar e que viram em mim a ajuda necessária”. 

Tendo alargado o seu leque de clientes, prestando um apoio pré, durante e pós feira, mas também no digital, na comunicação e na gestão de todo o processo de encomenda – “nós acompanhamos todo o processo” –, nasceu a Brandin.pt, uma agência de Designers Portugueses e Showroom Digital. Há um ano que tem um espaço físico na Casa da Arquitetura em Matosinhos, a AMMA – Fashion Design Gallery. “É um espaço onde desenvolvemos o core de negócio (a parte comercial da internacionalização das marcas), mas onde também expomos e vendemos algumas peças dos designers com quem trabalhamos — é muito importante a visibilidade, e muitos destes jovens designers não têm ainda reconhecimento em Portugal — é um espaço que pretende também tornar acessível o contacto com buyers portugueses”. 

O core é a internacionalização dos designers portugueses e a produção nacional: “a maior parte são marcas de designers, mais concetuais e de autor. A comercialização é mais difícil, mas também a nossa opção, porque são quem precisa mais de apoio”, salientou. 

Na jovialidade dos seus 49 anos, Carla Reis continua a emergir e não esquece todos os desafios. Porém, é com entusiasmo que relembra o quão desafiante é o seu trabalho. “O que faço agora é consequência das circunstâncias”, disse. No entanto, assim se passaram onze anos e muitos estão em devir.

Cartão Do cidadão

Cofundadora da Brandin.pt e International Sales Agent

Família Na minha cabeça e coração sempre Casa Melhor sítio do meu mundo Carro Desisti há já alguns anos Formação Engenharia Zootécnica Portátil Companheiro de muitas viagens mas ainda funciona Telemóvel Sempre comigo Hobbies Dançar e comer bem Férias Divertidas em família Regra de ouro ‘Let’s do it!’

Partilhar