Uma marca
que foi uma necessidade própria que acabou por ser a catapulta para o sucesso
Sílvia Almeida
T80 - Fevereiro 23
Emergente

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Mrs. Ertha
é conhecida como uma marca de lifestyle para crianças

A Luana é a culpada disto tudo. Foi no Natal que a Luana que decidiu dar mais um empurrão: numa altura anterior ao Natal, a filha queria ser presenteada com uma boneca que a representasse e que fugisse do típico padrão de beleza.

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omo a maioria dos jovens com dezoito anos, Sílvia Almeida não vislumbrava como fácil ou óbvio o rumo da sua carreira. “Eu e um primo, que trabalha hoje comigo, já tínhamos o projeto bem definido de que íamos abrir a nossa clínica veterinária”. Mas aconteceu um primeiro percalço:  na incerteza de que caminho percorrer, acreditou nos testes psicotécnicos e deu início ao seu percurso no mundo das artes. 

Não estando o espírito do empreendedorismo presente no seu núcleo familiar – os pais sempre foram aquele típico casal tradicional que trabalha a vida toda na mesma coisa – sair fora da caixa e arriscar foi meio caminho andando para o sucesso futuro. Os primeiros passos foram dados como designer gráfica, sendo freelancer em várias empresas. Mas o mindset mudou quando soube que estava grávida: algures em 2015, quando surgiram as preocupações na decoração do quarto da primeira filha, começou a desenhar coisas que na altura não encontrava no mercado e que fossem de encontro com o seu gosto pessoal: quadros, roupa de cama, bodies, alcofas, berços. Os esboços foram-se acumulando aos poucos, as coleções surgindo, até chegar a altura certa. E é então em 2020, pouco tempo depois de a pandemia ter começado, mais concretamente dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, que é lançada a marca Mrs. Ertha. 

Dúvidas de que foi a filha Luana, que agora vai fazer seis anos, a grande impulsionadora do negócio (ainda antes de nascer), a mãe não tem. E foi novamente a Luana que decidiu dar mais um empurrão: numa altura anterior ao Natal, a filha queria ser presenteada com uma boneca que a representasse e que fugisse do típico padrão de beleza. Foi então que “pela primeira vez nos deparámos com essa pura e dura realidade: a falta de representatividade, que teve impacto na nossa filha”. “Fui para casa e foi daí que surgiu a ideia das Loretas”, as bonecas que vieram colmatar essa lacuna da falta de diversidade que existia no mercado, e que fizeram explodir a marca.

Hoje, a Mrs. Ertha é conhecida como uma marca de lifestyle para crianças, centrando-se nos acessórios, brinquedos e em alguns apontamentos de roupa. Toda a parte criativa passa pela Sílvia, que trabalha juntamente com fornecedores portugueses da área têxtil, mas também recorre à China e à Grécia. A preocupação pelo meio ambiente também está bem assente nos princípios da marca, que opta sempre por escolhas mais acertadas. “O nosso kit de banho, é composto por escovas de cabelo de pele de cabra 100% natural, e a nossa esponja de banho é colhida tradicionalmente nos mares da Grécia, é assim que eles fazem a preservação dos corais”, conta a CEO e fundadora da marca. 

Ao olhar para o crescimento da sua marca, Sílvia Almeida considera-o como algo de natural: mais que planeado, foi uma necessidade própria que acabou por ser a catapulta para o sucesso. Partiu “de um lugar de amor”, como a própria o descreve. Numa perspetiva de futuro, o que Sílvia deseja atingir é um patamar confortável e de continuidade face ao caminho que percorreu até agora – para um dia as suas filhas terem asas para fazerem aquilo que quiserem. 

Cartão Do cidadão

Sílvia Almeida, CEO & Founder Mrs Ertha

Família Vive com o marido, Joel, as filhas Luana e Lara (6 e 3 anos) e a companhia do Zini e da Kira, o gato persa e a cadela american staff Formação Tecnologia da Informação multimédia, no ISMAI Casa Moradia em Gaia (“construímo-la nós, fui eu que desenhei”) Carro Nissan Micra Portátil HP Telemóvel Xiaomi 12t Pro Férias “Fugimos para um sítio perto” Hobbies Ir para casa e brincar com as filhas Regra de ouro Aproveitar a família ao máximo

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