Moda Infantil
O mundo perfeito para quem adora crianças e tem família na têxtil
Rita Domingues
T79 - Janeiro 23
Emergente

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Bootami Kids
“Comecei a magicar que gostava de ter um projeto meu"

Quando o amor por crianças se junta à paixão pela natureza.

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ara quem adora crianças e tem família na têxtil, a moda infantil pode parecer o mundo perfeito. Mas o certo é que nem sempre as coisas são aquilo que parecem, e Rita confirma-o. “O meu sonho era ser educadora de infância”, mas oferecer ser uma escolha mais ampla, que não lhe afunilava o futuro. 

Com longa experiência como diretor comercial na ATB – Acabamentos Têxteis e Barcelos, o pai lá a soube encaminhar para o universo das malhas e tecidos, onde depressa acumulou currículo. Ao estágio em empresas como Somelos e Fiação da Graça, seguiu-se o trabalho comercial na Etevimol – Empresa Têxtil de Vilar do Monte e na ATB, para cujo universo conquistou até a Zara Kids. 

Era a atração pelo universo infantil. “Não fazia clientes do segmento criança, apenas mulher e homem, e foi o gosto pelas crianças que me levou até à Zara Kids, que acabei por trazer para o portfólio da ATB”, conta, para resumir uma década de percurso profissional que a levou a questionar-se quando o lay-off da pandemia a colocou em casa com as suas crianças. 

“Comecei a magicar que gostava de ter um projeto meu, que para se libertarem das tecnologias as crianças precisam de conviver ao ar livre e para isso têm que ter roupas práticas, duráveis e resistentes às lavagens”, ou seja, estava lançado o conceito para a Bootami Kids, que juntava as crianças e a natureza e que acabou por se tornar realidade ainda antes do final do período pandémico. 

Avançou com uma parceira – hoje tem uma equipa com cinco pessoas –, desenha as colecções, e frisa que são 100% fabricadas em Portugal, num raio de 40km à volta d Braga. “Descobri que os clientes valoram muito isso, não só pela questão pegada ambiental mas também pelo prestígio do nosso cluster têxtil”, conta, acrescentando ter descoberto também que não se pode bastar com o e-commerce. 

“Pensava apenas no online, mas já conclui que para crescer e evoluir é preciso também a presença física”, e por isso foi em julho à Play Time – “a colecção da Bootami já está numa loja em Paris e noutra em Milão” – onde pensa voltar este ano, tal como estar noutra feira em Nova Iorque e na CIFF, na Dinamarca.  Além disso, os planos passam por ter quatro lojas eem Portugal, em Braga, Porto, Gaia e Lisboa. 

A par dos projetos de crescimento e afirmação da Bootami, aos 30 anos Rita diz que “o sonho de educadora de infância ainda não morreu”. Pelo menos à sua maneira. Na juventude, como além do irmão mais velho os pais não correspondiam aos pedidos de irmãos mais novos, fez-se voluntária na Creche e Santa Maria de Lamaçães. Uma paixão que ainda hoje mantém, com responsabilidades na direcção do colégio, ao mesmo tempo que tem a ambição de ter mais dois filhos. 

“Com quatro já posso ser educadora em casa”, conclui a empreendedora que em jovem “jogava ténis e fazia surf em Ofir”, e foi “sempre muito calma e tranquila” durante o período escolar em Braga, no Conservatório Calouste Gulbenkien e na Secundária D. Maria II.  

Cartão Do cidadão

Rita Domingues, fundadora da Bootani Kids 

Família Marido (Diogo) e os dois filhos (Leonor, 5 anos, e Mateus, 3), alargada ainda a Gandi e Jasmim, os dois gatos (“grandes,dos bosques da Noruega”) 

Casa T3 em Nogueira, Braga 

Carro É um SUV, Peugeot 3008 

Formação Markting e Publicidade, na Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa) 

Portatil Lenovo 

Telemóvel iPhone14 

Hobies Pilates e os passeios de bicicleta em família (vão os quatro) 

Férias Praia no Algarve “é sempre certo” 

Regra de ouro Distância das tecnologias (“só para trabalho”)

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