A Vale & Vilas Têxteis, Lda
Tem dupla vertente, a Ditchil e a Vale & Vilas
Carla Macedo
T78 - Dezembro 22
Emergente

T

A exportação
Desde os países nórdicos à Inglaterra, Alemanha e França, são múltiplas as origens das marcas suas clientes

Tudo na vida é um processo e a Carla sempre quis criar uma empresa e ter marca própria e foi, ainda, com a ajuda dos pais que começou a atividade.

T
T

udo na vida é um processo e embora nunca tivesse vacilado no propósito de criar uma empresa e ter marca própria, Carla sabia que era importante dar passos seguros. E embora desde muito nova já criasse e confecionasse para terceiros, primeiro havia que consolidar processos e criar os filhos para depois poder ter disponibilidade para se dedicar em pleno à vida empresarial. 

Tendo crescido no meio dos trapos – os pais tinham uma pequena confecção – sempre soube que a moda seria o seu caminho. Agradece ao pai tê-la apoiado na opção pela formação em modelagem e design e reconhece que as dificuldades que de início experimentou para transformar levar à prática os modelos que desenhava acabaram por ser preciosas para a atividade empresarial. “Queria perceber como se constrói uma peça, fazia os modelos, era tudo manual, às vezes não corria bem, era quase tentativa e erro, mas foi uma aprendizagem que me é agora fundamental. Faltou só aprender a trabalhar numa máquina”, reflete.

Foi ainda com a ajuda dos pais que começou a atividade. “Desenhava e desenvolvia as peças e contratava a confeção” e logo a seguir juntou duas colaboradoras para fazer o controlo de qualidade e embalamento das roupas que vendia para lojas e pequenos armazéns nacionais. “Fazia apenas para mulher, sobretudo camisas e camisolas, um bom design e seleccionar bons tecidos era a minha preocupação. Às vezes via na rua gente com as minhas peças e tinha vergonha. Queria saber as reacções, queria perguntar e não era capaz”, conta a empresária que hoje se dedica ao segmento sportswear, o que faz numa dupla vertente. 

Por um lado com a Ditchil, a marca própria de roupa desportiva, que exporta sobretudo para Espanha, e por outro a produção em private label para clientes das mais diversas geografias. Uma dupla vertente que é a razão de ser da Vale & Vilas Têxteis, Lda, que criou em sociedade com o marido, Rui Vilas. “Tal como a nossa marca, a Vale & Vilas trabalha também com marcas de sportswear, que é a área onde temos conhecimento e experiência”, explica Carla, dando conta de que trabalham a 100% com marcas estrangeiras que cada vez mais procuram o fabrico português. 

“É uma tendência que vem de antes mas que se acentuou com a pandemia. Temos desde marcas que começaram e cresceram connosco até gigantes à procura de entrar no segmento do vestuário desportivo. Em muitos casos marcas que procuram sair da Turquia e da China e agora querem mesmo uma etiqueta made in Portugal”, acrescenta Carla, contando que se “nalguns casos desistem logo quando confrontados com os preços, na maioria querem mesmo mudar e o preço não é o foco”. 

E foi para dar resposta a esta crescente procura que à sociedade conjugal com Rui, a empresária que gosta de dar passos seguros avançou também para a sociedade comercial Vale & Vilas. Desde os países nórdicos à Inglaterra, Alemanha e França, são múltiplas as origens das marcas suas clientes. “Procuram qualidade e confiança, mas também resposta rápida e produção em séries pequenas. È sempre um mix disto tudo”, resume Carla.

Cartão Do cidadão

Carla Macedo, CEO da Vale & Vilas Têxteis, Lda

Família Vive com o marido (e sócio), Rui, e os filhos, Afonso (16 anos) e Henrique (10) Casa Moradia em Carvalhal, Barcelos Formação Modelagem e Design Carro É um SUV, Mercedes GLC Portátil Asus Telemóvel iPhone 13 (“é o meu escritório”) Hobbies Ginásio os passeios em família Férias Praia no Algarve Regra de Ouro “Pensar sempre pela positiva” 

Partilhar