Com a Wheat & Rose
Deixou a lua e colocou a sua cabeça no presente e futuro
Maria Trigo Roza
T73 - Maio 2022
Emergente

T

Maria é herdeira das artes
Mas mulher de planos bem delineados

“Gosto de medir todos os passos, preparar o futuro”

E
E

m miúda vivia com a cabeça na lua, entre o deambular de uma infância cheia dividida entre a vida cosmopolita do Chiado, em Lisboa – onde vivia com a mãe – e a liberdade que encontrava na quinta na zona da Serra de Sintra, onde nasceu e onde ficava sempre que estava com o pai, o incontornável Rui Veloso. Mas hoje, Maria Trigo Roza, fundadora da marca portuguesa de vestuário feminino de luxo sustentável Wheat & Rose, deixou a lua para colocar a sua cabeça no presente mas, sobretudo, no futuro. “Gosto de pensar quais os passos a seguir, como vou preparar o futuro”, conta a jovem de 28 anos.

Herdeira das artes, Maria é também uma apaixonada pelas áreas criativas. “Adorava moda, escultura, joalharia, design gráfico, comunicação, psicologia… muita coisa! Mas acabei por decidir que iria fazer a licenciatura na área criativa e, mais tarde, um mestrado em Gestão para adquirir outras ferramentas até porque sempre tive na cabeça a ideia de ter um negócio meu”, revela.

E assim foi, ou não fosse Maria uma mulher de planos bem definidos. 

Licenciou-se em Design de Moda na Faculdade de Arquitetura de Lisboa e, durante o segundo ano, teve oportunidade de fazer Erasmus em Milão, o que descreve como “uma experiência maravilhosa”. Lá, na capital da moda italiana, sentiu toda a liberdade durante o processo criativo, que acredita ser fundamental para o resultado final dos produtos. “Em Portugal as escolhas eram muito mais limitadas do que em Milão, já para não falar das óptimas condições. Tínhamos na faculdade o maior estúdio de fotografia do mundo, por exemplo”, relata.

De regresso a Portugal e após terminar a licenciatura Maria decide que está na altura de seguir com os seus planos mas, antes de ingressar no mestrado em Gestão, opta por viver a sua primeira experiência profissional no setor da ITV e para isso, claro está, rumou ao Norte. 

“Trabalhei durante seis meses na Troti Trotinete, uma empresa especializada em uniformes e onde tive oportunidade de fazer o catálogo, contactar com a produção e, inclusive, fazer um rebranding. Foram meses muito intensos mas muito giros”, como descreve esse período em que trabalhava na empresa em Leça do Balio e vivia no Porto, entre as zonas da Foz e Boavista. “Adorei morar no Porto, as pessoas são muito acolhedoras. Tem aquele espírito aldeia-cidade enquanto Lisboa é o contrário: é uma cidade-aldeia”, acrescenta.

Mas nem isso a fez mudar de planos e, conforme tinha definido, regressa a Lisboa onde ingressa no mestrado em Gestão da Universidade Católica: “Adorei, adorei. Abriu-me a cabeça para temas que não dominava minimamente”.

E é assim, numa importante combinação de valências, que Maria decide estar na altura para criar a sua marca e, mais uma vez, com objectivo definido: “viver em Portugal com alguma qualidade de vida”. Isto porque “sendo de uma geração que viveu a crise em pleno, sempre tive consciência que não ia ser fácil e que só sendo empreendedora poderia viver bem cá”. 

Estávamos em Maio de 2019 quando, inspirada na sua avó materna, Ângela, que viveu entre Hong Kong e Lisboa, faz nascer a sua marca: a Wheat & Rose, ou seja trigo e rosa. Uma marca portuguesa de vestuário feminino de design intemporal e que abriu recentemente as portas da sua primeira loja física em Campo de Ourique, Lisboa. “No on-line, apesar de termos vários clientes internacionais, o processo é mais lento. Com a loja física esperamos chegar mais aos turistas que passeiam por Lisboa, para além de todo o impacto ao nível da credibilidade da marca”, explica.

Versatilidade, qualidade e detalhes é a trilogia que serve de base ao trabalho da Wheat & Rose, que prima por peças versáteis, requintadas e de design intemporal, com um twist diferenciador ao nível dos padrões e dos cortes. “O facto de ser bastante intemporal faz com que as nossas peças sejam usadas por mulheres de diferentes idades e estilos”, acredita Maria Trigo Roza, que espera agora levar a sua marca além-fronteiras.

Cartão Do cidadão

Maria Trigo Roza
Fundadora da marca Wheat & Rose

Família Vive com o namorado, Lourenço (e ainda Gastão, um cão boxer) Casa Apartamento no bairro de Anjos, em Lisboa Formação Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa e Mestre em Gestão na Católica Carro Volkswagen Fox com mais de 10 anos, que foi também do seu irmão Portátil Surface Telemóvel Xaomi Hobbies Adora ir ao cinema e é também uma amante de desporto. Sempre que pode entra no mar para surfar Férias Como o namorado é madeirense tem aproveitado os últimos anos para explorar as ilhas da Madeira e de Porto Santo, mas “ um dia destes gostava muito muito de conhecer o Japão” Regra de Ouro “Interessa-me o futuro porque é o lugar onde vou passar o resto de minha vida” (Woody Allen)

Partilhar