Catarina e a imaginação
Não se lembra de gostar de outra coisa que não de artes desde pequena
Catarina Pinto
T72 - Maio 2022
Emergente

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Designer da NOPIN
Nasceu com tanta criatividade quanto a sua vontade de criar

Não se lembra de gostar de outra coisa que não de artes desde pequena. Catarina Pinto, designer e mentora da marca de luxo feminino NOPIN, nasceu com tanta criatividade quanto a sua vontade de criar: primeiro desenhos infantis, depois brincadeiras elaboradas e, mais tarde, coordenados irreverentes que já no tempo da faculdade lhe valeram muitos elogios e distinções.

Sempre gostei de coisas práticas e de dar largas à imaginação. Lembro-me de adorar livros de pintura em miúda e de, mais tarde, passar as tardes a desenhar no computador”, conta a jovem empreendedora que fez todo o percurso escolar em Rio Tinto.

Apaixonada pelas artes, apontou logo à licenciatura em Design de Moda na ESAD, embora tenha também chegado a ponderar arquitetura. “O facto dos meus pais terem já na altura uma empresa de confecção de vestuário foi determinante”, revela a jovem designer que se revelou um talento logo no primeiro ano.

“Durante o curso ganhei vários prémios e fui finalista em muitos outros”, descreve Catarina que, da longa lista de distinções, destaca o concurso PFN – Jovens Criadores, o prémio Troficolor, e a distinção THE/ESAD que lhe valeu a possibilidade de ter algumas peças à venda na conceituada loja de moda THE. “Eram umas calças encorrilhadas e uma camisa, pretas com um interior estampado e desenhado por mim”, recorda.

Depois do curso, seguiu o caminho natural. Juntou-se aos pais na empresa de confecção – a trabalhar em regime de private label – e decidiu reativar a NOPIN, uma marca própria da família.

“A marca estava em stand-by desde 2006 e decidi que estava na altura de a fazer renascer com um enorme rebranding. No final de 2019 apresentamos ao mercado uma marca de vestuário feminino de moda sustentável, porque, para mim, a marca teria de ter esse carácter sustentável”, frisa Catarina, explicando que trabalha maioritariamente com tecidos da Riopele confeccionados na fábrica dos pais, em Fânzeres, Gondomar.

“Comercial e vestível”, como Catarina a qualifica, a NOPIN é também uma marca que quer primar pela diferenciação, seja pela qualidade dos tecidos, pelos seus cortes irreverentes ou padrões exclusivos. Uma trilogia perfeita e que, ainda durante o ano de lançamento, fez com que a NOPIN alcançasse clientes um pouco por todo o mundo. Via loja on-line, Dubai, EUA, Alemanha, Austrália e Canadá são alguns dos mercados. Mas há também já uma loja física na Eslovénia.

“O objectivo, agora que a pandemia parece estar a terminar, é o de manter o crescimento e começar a participar em feiras internacionais de moda”, projeta a jovem designer, que este ano viu já a sua marca subir à passarela do Portugal Fashion.

Foi através da plataforma Bloom que a última edição do evento de moda portuense pode aplaudir a coleção FW 22/23 “Vibrations” da NO PIN, inspirada no trabalho da artista surrealista Helena Mayer. “Tentei criar uma coleção forte numa combinação de elementos fictícios e geométricos com elementos naturais como animais”, pormenoriza a jovem , que apostou numa coleção de luxo marcada pelos tons fortes do azul, roxo e laranja e que recolheu fortes elogios na indústria da moda.

Cartão Do cidadão

Catarina Pinto
Designer da NOPIN Brand

Família Vive com os pais e o irmão mais novo, tendo agora juntou o namorado, Pedro Casa Moradia em Baguim do Monte, Gondomar, onde cresceu Formação Licenciatura em Design de Moda pela ESAD Carro BMW Série 1 Portátil iMacPro Telemóvel Iphone 12 Hobbies Apaixonada por arte e visitas a museus, fez ballet-jazz e contemporâneo até aos 18 anos Férias A par da temporada de verão com a família em Vilamoura, diz ser “apaixonada pelo Douro”, para onde foge com o namorado sempre que pode Regra de Ouro “Se formos humildes, vamos longe”

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