Filipa Azevedo Brand
Uma marca de estilo clássico para mulheres dos 30 aos 50 anos
Filipa Azevedo
T71 - Março/Abril 2022
Emergente

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O gosto de fazer bem
Boa aluna desde sempre, Filipa foi crescendo apaixonada pela moda

Cresceu no seio de uma família unida e com a ideia vincada de se focar no mundo da moda e de um dia mais tarde vir a estudar fora de Portugal. Um sonho que se começou a cimentar logo aos 12 anos e que foi ganhando alicerces ao longo da adolescência.

A primeira vez que pensei nessa possibilidade foi quando aos 12 anos comecei a trabalhar como manequim. Nessa altura fiz muitos desfiles, sessões fotográficas, etc, mas continuei sempre a corresponder nos estudos”, conta a jovem empreendedora, que à época era substancialmente mais alta do que as suas colegas de escola da Trofa.

Boa aluna desde sempre, “não por um objetivo, mas pelo gosto de fazer bem”, Filipa foi crescendo apaixonada pela moda, pelos desenhos e pelos pormenores, com um gosto muito especial pelas linhas mais femininas e luxuosas de algumas das maiores marcas da Europa. “Foi num desfile da Inês Torcato, no Portugal Fashion, que decidi mesmo que queria estudar moda e ir para fora”, conta Filipa que na altura estaria próxima de fazer os 18 anos.

Conspiração dos astros ou pura coincidência o que é facto é que pouco depois na escola secundaria da Trofa, onde estudou até ao 12º ano, tomou contacto com um programa de apoio à internacionalização de jovens portugueses. “Foi uma oportunidade de ouro porque a verdade é que nenhum curso cá me satisfazia: ou eram muito práticos ou muito teóricos, por isso aí fui eu para Birmingham”.

E lá foi ela durante três anos realizar o seu sonho de viver e estudar moda fora de Portugal. Um sonho carregado de desafios, sobretudo a nível social e cultural uma vez que demorou a fazer amizades, do qual trouxe na bagagem uma experiência completa. “Eu sentia alguma pressão para corresponder porque o investimento foi elevado, mas a verdade é que adorei o curso e aprendi imenso”, recorda. 

O plano seria seguir, eventualmente para Londres, à procura da primeira experiência profissional, mas eis que surge a Covid-19 e ela que tanto gosta de planear teve que alterar o rumo. “A pandemia mudou-nos as voltas a todos e eu tive de vir para Portugal pelo que decidi implementar o meu plano B: criar uma marca própria”.

E assim nasceu, uns anos mais cedo do que Filipa tinha planeado, a marca própria de moda feminina. A Filipa Azevedo Brand é uma marca de estilo clássico para mulheres dos 30 aos 50 anos, com cintos afinados, ombros largos e blazers que nos transportam para a silhueta feminina dos anos 80. “É tudo feito cá em Portugal com o deadstock de empresas como a Riopele e a Troficolor sendo que o objetivo é levar a marca além-fronteiras”, afirma. 

Por enquanto limitada à venda on-line, a marca prepara já a presença em algumas feiras internacionais para se lançar no caminho da exportação. Os olhos voltam-se  para os mercados inglês e italiano, enquanto espera também subir ao palco do Bloom do Portugal Fashion. “Adoro o Bloom, quem sabe um dia deste não levo lá a minha marca”, remata a jovem sonhadora.

Cartão Do cidadão

Família Vive com os pais e a irmã mais velha, Catarina Casa Moradia na Trofa, onde cresceu Formação Licenciatura em Fashion Design pela Universidade de Birmingham Carro Ford Focos Portátil Asos Telemóvel I phone X Hobbies Adora desenhar, mas é também fã de práticas de mindfulness como yoga e meditação e de caminhadas na praia Férias Desde pequena que vai ao Algarve com a família no Verão. Agora, com o namorado, tem dado também uns passeios pelo norte de Espanha Regra de Ouro “Planear tudo ao pormenor”

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