A toda a velocidade
“Sempre fui muito ativo e dos quatro, sem duvida, o mais reivindicativo”
João Almeida
T68 - Dezembro 21
Emergente

T

A toda a velocidade
O tempo parece ser gerido milimetricamente por João Almeida

É um rapaz avesso às rotinas e para quem os desafios se assumem sempre como oportunidades para crescer e fazer crescer. João Almeida, 32 anos, é um dos herdeiros da peso-pesado de têxteis-lar J.F. Almeida, S.A. e atual diretor de produção da empresa.

C
C

resceu em Vizela numa família grande mas muito unida, como o próprio a descreve, onde, apesar de ser o rapaz mais novo da linhagem, sempre teve espaço para contestar e  mostrar as suas opiniões diferentes.

“Sempre fui muito ativo e dos quatro, sem duvida, o mais reivindicativo”, conta o jovem gestor, que cedo saiu de casa – há mais de uma década – para juntar os trapinhos com a sua namorada de liceu, Rita, com quem tem uma filha de 20 meses, Carolina.

Mas não foi só a componente pessoal que andou rápido na vida de João Almeida, também a vida profissional tem corrido a toda a velocidade. Nascido e criado em Vizela onde fez todo o percurso até a licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade de Coimbra, logo aos 21 anos começou a trabalhar na empresa da família.

“Quando entrei na J.F.Almeida o meu pai colocou-me na área da tinturaria e acabamentos. A primeira coisa que fiz foi pôr em prática o que tinha aprendido na faculdade: analisava consumos, desperdícios, etc”, explica o jovem que rapidamente começou a acumular mais e mais funções na empresa 100% vertical em felpos. 

Desde desenvolver o projeto que alavancou a produção de fio e peça para outros clientes, até à reorganização da área da confecção, à gestão financeira do departamento de produto acabado ou – a menina dos seus olhos – o novo departamento de I&D por si criado. 

“Adoro trabalhar aqui mas se ficarmos apenas entre portas acabamos por não ter tanta percepção da realidade”, considera o jovem empresário que tem complementado o seu currículo com outras formações, como por exemplo uma pós-graduação em finanças e outros cursos na TEC Minho.

Na verdade o tempo parece ser gerido milimetricamente por João Almeida que aos fins-de-semana confessa aproveitar as sestas da filha para “pôr o trabalho em dia”, tal como todas as noites da semana assim que Carolina cai no sono. “Quero ser um pai presente e, de alguma forma, o nascimento da minha filha tornou-me mais eficaz no trabalho: aprendi a delegar e a dar conta dos afazeres por ordem de prioridade”, explica. 

Mesmo assim, mantem a veia desportiva e associativa. Jogou mais de doze anos andebol no Callidas Club, clube do qual é atualmente vice-presidente e esteve também recentemente na direção Futebol Clube de Vizela – onde se orgulha de ter criado o basquetebol – e integra também a direção da Associação Empresarial do Minho e da Associação Jovem e Comercial de Guimarães. “Sinto que temos de dar de nós à comunidade, é um dever”, conclui o gestor que é avesso às rotinas e, por isso, tem já em curso novas ideias de negócios.

Cartão Do cidadão

Família Vive com a mulher, Rita, e a filha, Carolina, com 20 meses. Os dois canideos, Shuck e Kiara, compõem o ambiente caseiro. Casa Moradia com piscina em Vizela, onde nasceu e cresceu. Formação Licenciatura em Gestão de Empresas (IP Coimbra) e pós-graduação em Finanças (UMinho)Carro Audi A6 Portátil Microsoft Surface Telemóvel Samsung S21 Hobbies Teve sempre o bichinho do desporto. Dedica-se agora sobretudo ao ginásio e padel, a nova grande paixão Férias “Antes de nascer a Carolina costumávamos viajar três vezes por ano”. Nova Iorque, Praga e Viena (onde pediu a mulher em casamento) estão entre os destinos preferidos Regra de Ouro Não perder tempo e fazer acontecer

Partilhar