Marta, 28 anos, fez Design de Moda (ESAD) e um Master em Produção de Moda (Barcelona) antes de lançar a marca de fatos de banho Latitid
arta Fonseca., 28 anos, não teve de andar muito tempo ao sol até descobrir que a sua praia era desenhar e vender fatos de banho. Claro que em miúda sonhou que, quando fosse grande, iria ser veterinária ou farmacêutica. Mas na adolescência, atravessada no Colégio do Rosário, já o seu coração pendia para as Artes. Por isso não espantou ninguém quando escolheu fazer Design de Moda na ESAD.
A prova dos nove de que não se tinha enganado na vocação foi tirada logo no 2º ano, quando Marta ganhou a etapa nacional dos Inspirations Awards da Triumph, o que a qualificou a estar na final mundial em Pequim, onde o conjunto de lingerie por ela desenhado se classificou no top ten, entre 31 concorrentes. No ano seguinte, o 3º e último do curso, voltou a vencer um concurso (o Venus, da Gillette), desta vez com um fato de banho triquini.
Adorou o curso, mas quando acabou ainda sentia o bichinho da insatisfação a roer-lhe na alma e por isso decidiu partir para Barcelona, onde se demorou um ano, a fazer um Master em Produção de Moda. “Queria aprender todos as artes e segredos que estão por detrás das fotografias de moda que via nas revistas”, explica.
Em 2011 retornou ao Porto e andou uns meses com o nariz no ar e os olhos bem abertos, a decidir-se que azimute deveria tomar. Na APICCAPS praticou o que aprendera na Catalunha. Na Parfois estagiou quatro meses na pesquisa de tendências. No entretanto, ia fazendo, quase por brincadeira, fatos e banho para ela, irmã Inês (especialista em Marketing) e para a tia, Fernanda Santos, que é agente têxtil.
Os fatos de banho não tardaram a dar nas vistas, ao ponto de imensa gente começar a pedir-lhe que também fizesse um para elas. O sinal do mercado não passou lhe passou despercebido.
Encorajada pela tia, estudou o mercado e concluiu que face à escassez da oferta de marcas nacionais de fatos de banho havia ali um clara oportunidade de negócio que tratou de agarrar, com a ajuda da irmã, que trocou o Azeite Gallo e uma poderosa multinacional (Unilever) para embarcar na aventura de uma start up familiar – o empreendedorismo veio tatuado no ADN das manas Inês e Marta, filhas e netas de empresários (o pai tem um fábrica de componentes de calçado e o avô foi um dos lideres da Arco Texteis).
O conceito foi afinado. Tratava-se de fazer fatos de banho para o segmento alto (o mais barato custa 88,50 euros e o mais caro 110 euros), fabricados em Portugal e destinados a mulheres cosmopolitas e com atitude, uma das palavras que está na origem da marca Latitid, sendo que a outra é latitude, já que todas as coleções são baptizadas com o nome de uma cidade e identificadas pelas suas coordenadas.
O lançamento da primeira colecção, a Porto (em que cada modelo tem o nome de uma praia), foi adiado de 2012 para 2013, porque as coisas se atrasaram e Marta não queria correr o risco de que o projeto ruísse como um castelo de areia. Teve razão. Um ano volvido, quando a Latitid apresentou a coleção Barcelona, já lograra recuperar o investimento inicial.
O vento tem soprado favorável. Os 21 modelos, em três cores, da coleção Istambul (com as coordenadas do Grande Bazar , têm-se vendido como pãezinhos quentes, na loja Latitid no espaço Embaixada (Principe Real, em Lisboa), no show room da rua Nossa Srª da Luz (Porto), onde convenientemente se sente o cheiro a maresia, mas também online.
“Fazemos online mais de 30% das nossas vendas, com uma percentagem de troca inferior a 5%”, conta Marta, uma empresária que desenha fatos do banho com atitude (e também saídas de praia) para várias latitudes (já recebeu uma encomenda do Reino Unido, Austrália, Texas, Nova Iorque…), e admite, num futuro próximo, estender a marca Latitid a uma linha de artigos de desporto.
Família Tem uma irmã e sócia (Inês) e um labrador branco (Seven) Formação Curso de Design de Moda da ESAD e um mestrado em Produção de Moda pela FDModa (Barcelona) Casa Apartamento na Foz, Porto Carro Carrinha Volvo, cinzenta, que serve para transportar as coisas de e para as fábricas Portátil Mac Telemóvel iPhone Hóbis ”Adoro ir à praia, ao ginásio e viajar – todos os anos tenho que ir a qualquer lado” Férias Praia nas Dunas Douradas e uma escapada a Nova Iorque Regra de ouro “Seize the day”