Únicos como a moda
"A moda é uma forma de mostrar quem somos. Se andarmos todos de igual, vão achar que somos igual a todos"
Marita Ferro
T56 - Setembro 2020
Emergente

Mariana d'Orey

Aprender ao ensinar
"Cada aluno é um individuo único
e os diferentes processos de aprendizagem são fascinantes. Aprendi muito"

Uma mulher avessa aos clichés, inquieta e curiosa e com uma joviabilidade que à primeira impressão pode não combinar com os seus 53 anos. Assim é Marita Ferro, designer e fundadora da marca Marita Moreno, a prova viva de que na vida o importante é nunca parar de nos reinventarmos

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omeçar com uma frase do género “era uma vez uma menina que nasceu em Moçambique e que, já em Portugal, arreliava a mãe todas as manhãs para calçar os sapatos que hoje se tornou numa mulher que desenha e cria calçado de design invulgar com preocupações sustentáveis…” seria certamente um começo cliché, mas bonito, para contar a história de Marita Ferro.

Seria. Não fosse Marita uma mulher avessa aos clichés, inquieta e curiosa, como a própria se define, e com uma joviabilidade que à primeira impressão pode não combinar com os seus 53 anos.  É preciso ver mais de perto.

“Sempre fui muito arrebitada. Sou a mais nova de três irmãos e sempre fui a mais refilona e a mais criativa também”, explica-nos a empreendedora filha de um médico militar e de uma técnica de análises clínicas que anos mais tarde decidiu seguir os seus sonhos e tornou-se ceramista. “A influência artística posso ter herdado da minha mãe, mas do meu pai também. Foi ele quem incentivou a minha mãe a fazer o que gostava, era um homem à frente do seu tempo”, defende enquanto recorda a vinda para Portugal, ainda durante a primeira infância.

Se lhe corre nos genes ou se é fruto do ambiente e da inspiração maternal pouco importa. Certo é que a sua inquietude tem sido saciada pela expressão artística.

Inicialmente licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que fez ao mesmo tempo que trabalhava, Marita Ferro leccionou durante uma longa temporada na Escola Artística e Profissional Árvore. “Fui lá professora e posteriormente coordenadora do curso e foi uma experiência maravilhosa. Cada aluno é um individuo único e os diferentes processos de aprendizagem fascinantes. Aprendi muito”, relata com entusiasmo.

É mais ao menos quando inicia a sua carreira como docente – sempre com uma série de outros projetos em paralelo – que a vida pessoal também se encarrilha: casa com Francisco, seu marido e pai dos dois filhos, Ana, harpista hoje com 18 anos e Pedro, 16 anos e fascinado por ciência tal e qual a sua mãe. “Afinal está tudo ligado. Não há arte sem ciência e vice-versa, é fascinante”, diz Marita.

“Dar aulas era maravilhoso mas eu precisava de mais. É da minha natureza” conta Marita que até chegar ao mundo dos sapatos e acessórios, teve uma empresa de consultoria e representações, lançou uma marca de vestuário com intervenções têxteis artesanais, e complementou a sua formação académica com duas pós-graduações – Gestão Cultural e Design & Marketing – e ainda um mestrado em Escultura, de regresso a Belas Artes.

Uma vida profissional sempre cheia e diversificada que “dá um prazer sem fim” a Marita mas que a deixa “tantas vezes a sentir que não conseguia mais estar em dois palcos: ou era artista plástica ou designer de moda”, explica.

É assim que em 2015 se decide pelo design de moda e inicia o processo de rebranding da sua empresa de onde emerge a Marita Moreno,  uma marca portuguesa sustentável e vegan de acessórios de moda criada de forma ética.  “Os sapatos são mais escultóricos do que a roupa, para além de que há espaço para uma componente artística muito marcada”, defende a empreendedora que, assim, se aventura por um universo que até então não dominava: calçado e acessórios.

“A nossa marca distingue-se pelas preocupações sustentáveis, trabalhamos com materiais nacionais e biológicos, sempre que possível, mas temos também uma enorme atenção ao design dos produtos. Tornar sustentável é tornar atrativo. As pessoas têm de se apaixonar pelo objeto”, explica a mentora da marca que já se apresentou em feiras internacionais em Espanha, França, Londres, Alemanha e Austrália.

“A aceitação tem sido muito boa, acreditamos que o futuro passará por pequenas produções que respeitem o planeta, privilegiem as matérias-primas locais e uma mão-de-obra justamente remunerada. Estamos num ponto de viragem em que começamos a perceber o impacto das nossas escolhas e que vale a pena apostar em produtos diferentes. Afinal a moda é isso mesmo: uma forma de mostrarmos aos outros quem somos. Se andarmos todos de igual, vão achar que somos igual a todos, certo?”, questiona.

Clichés, lá está, não são para Marita Ferro, que faz da irreverência o segundo nome da sua marca de calçado e acessórios que já dá que falar por esse mundo fora.

Cartão Do cidadão

Família vive com marido, Francisco, os dois filhos, Ana com 18 anos e Pedro de 16 e ainda três cães e uma gata Formação Mestre em Escultura pela Faculdade de Belas Artes (universidade do Porto) e soma ainda duas pós graduações: Gestão Cultural e Design & Marketing Casa Moradia em Miramar Carro Carrinha Audi Portátil HP Telemóvel Iphone X Hobbies “O único é o de fazer escultura Férias Adora conhecer novos lugares, mas as férias de Verão na zona da Quinta do Lago, no Algarve, são garantidas todos os anos Regra de Ouro “Estar sempre à procura de qualquer coisa mais”

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