O CEO da mYleggs tem 48 anos e um MBA em Marketing (IESF). Tornou-se empresário há quatro anos, após ter sido despedido pela farmacêutica onde trabalhava
primeira vista até pode parecer estranho, mas se Jorge Azevedo, 48 anos, é hoje empresário isso deve-se, no seu essencial, a dois acontecimentos aparentemente não relacionados e separados no tempo por sete anos: ter deixado de fumar e ter sido despedido da farmacêutica onde estava empregado. Recuemos até 2005. Jorge trabalhava na Atral-Cipan e decidiu deixar de fumar quando reparou que três maços de tabaco por dia não chegavam para lhe alimentar o vício. Ficou mais saudável mas como engordou muito (a comida passou a saber-lhe melhor…) começou a caminhar, primeiro, e a correr, depois.
Entusiasmou-se, pois quanto mais exercício fazia, mais peso perdia. Andava de bicicleta, fazia caminhadas na montanha, corria na cidade ou no Gerês, conheceu Carlos Sá e iniciou-se no trail (a sua primeira prova de corrida foram os 70 quilómetros do Ultra Trail Tun,na Serra da Freita). A vida corria-lhe bem até que há quatro anos, no início de 2012, foi sacudida pelo sobressalto do despedimento. Tinha 45 anos.
Em vez de ficar parado, sem fazer nada, a viver do subsídio do desemprego, Jorge resolveu transformar o hobbie do trail num negócio e investiu a indemnização na criação da Urban Events, uma empresa que debutou com a organização do Urban Trail Porto e Lisboa – e de então para cá não tem parado de acelerar e diversificar as características dos eventos que promove.
Jorge trouxe o trail da montanha para a cidade, no Porto, Lisboa, Coimbra e Sintra, registando a marca Urban Trail e sonhando com um circuito europeu desta variante. Depois importou para a Europa as divertidas Color Run, um tremendo sucesso que coloriu ruas de Braga, Coimbra, Matosinhos, Leiria, Portimão e Cascais – e que agora se está a preparar para levar do dia para a noite.
Como não pára desde que deixou de fumar, há coisa de dois anos detetou mais uma oportunidade de negócio ao sentir que as meias com que corria não eram suficientemente confortáveis. E que tal lançar uma marca de equipamento para trail? Tinha a enorme vantagem comparativa de saber melhor que ninguém o que os clientes querem. Bastava seguir para montante. Assim nascia a marca mYleggs.
Como corria com atletas – Sofia Roquette, Inês Marques, Goreti Silva, Ester Alves, Diogo Fernandes, André Rodrigues, Tiago Teixeira – sabia exatamente de que é que eles se queixavam e percebeu que a partir desse conhecimento era fácil melhorar o produto. Prontos os primeiros protótipos, pegou na equipa mYleggs e foram testá-los durante uma semana nos Picos da Europa.
A primeira venda foi em outubro de 2014, ano em que colocou os produtos na rede nacional de health clubs Holmes Place. “2015 foi o ano zero, de aprendizagem, em que testamos não só a qualidade e cores do produto, que é 100% fabricado em Portugal, mas também os canais de distribuição”, explica Jorge, que após concluir que a mYleggs tem pernas para andar, aposta no alargamento da oferta, que começou pelos pés (meias), mas vai subindo pelo corpo acima, com perneiras, calções, t shirts e manguitos.
Família Solteiro Formação Marketing, MBA pelo IESF, pós graduações em Brand Management e Neurociências do Consumo Casa Foz do Douro (desde que nasci) Carro Como sou aventureiro, preciso de um 4×4, para me levar pelos caminhos menos percorridos, e que ande bem na estrada Portátil Sou brandlover da Apple: Macbook 12 Retina 2016 e Macbook Pro 15 retina Telemóvel iPhone 6 Hóbis KiteSurf, Trail running, Trekking, Orientação, Mergulho, Moto Enduro Regras de ouro É preciso sair da zona de conforto. “A sorte protege os audazes”