Daniela Barros
“Sou muito seletiva com as lojas. Em Paris não consegui a que queria, vai demorar um pouco mais”
Daniela Barros
T3 NOVEMBRO 2015
Emergente

Isabel Cristina Costa

Daniela Barros
“A ansiedade mantém-se. Acho que é natural. Ainda estou no início de tudo”

Estilista, Daniela tem 29 anos e o curso de Design de Moda da Escola de Moda do Porto. Vive e tem o atelier em Penafiel. Gosta de visitar cidades cosmopolitas. Enfrentar a vida de frente é o seu lema

D
D

aniela Barros é uma jovem promessa da moda nacional, que vende nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Diz que nunca esperou por nada na vida, porque foi sempre à procura das oportunidades. Ainda mantém o ar de menina tímida, no modo de falar e de estar, mas tem força de vontade para dar e vender. Há dias, voltou a brilhar no Portugal Fashion nacional com um desfile de sala cheia, na Alfândega do Porto. Era a mesma coleção Primavera/ Verão 2016 que apresentou em setembro na Semana da Moda de Londres, também com o apoio do Portugal Fashion, mas nem por isso estava menos nervosa.

“A ansiedade mantém-se, acho que é natural”, confidencia. E acrescenta sem falsa modéstia: “Ainda estou muito no início de tudo”. No início é certo, mas a uma velocidade furiosa. É que passaram apenas dois anos desde que Daniela se estreou na passarela principal do Portugal Fashion. Quando terminou a formação em Design de Moda, em 2008, na Escola de Moda do Porto, juntou-se a quatro amigos e criaram o WOLKE BOS. “Esta plataforma tinha como intuito dar a conhecer o nosso trabalho e assim foi: surgiu um convite para integrar o Espaço Bloom do Portugal Fashion”, recorda.

A designer de Penafiel, onde vive e tem o seu estúdio, integrou o Espaço Bloom, onde se revelam verdes talentos da moda nacional, desde a sua criação, em 2010. E como bloom quer dizer isso mesmo, Daniela floresceu, isto é, ganhou projeção internacional. “A partir daqui, o salto para o mercado ocorreu naturalmente”, explica. Primeiro, foi a Maastricht, na Holanda, no âmbito da iniciativa Fashionclash 2012. “Estava bastante stressada com a preparação do desfile, fui apenas eu e o meu namorado, com toda a coleção e sapatos nas malas. No fim, correu tudo bem”, conta.

Depois, nesse mesmo ano, foi a vez da capital francesa, onde esteve no showroom Zip Zone, durante a Semana da Moda de Paris. “Da mesma forma, coloquei toda a coleção na mala de viagem e parti à aventura”, diz. Até que em 2013 recebe o título de “Melhor Criador Feminino” no salão Who’s Next  Prêt-à-Porter Paris.

A partir daqui esteve em muitos outros palcos com o apoio da promotora do Portugal Fashion, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Outro ponto marcante na sua ainda verde, mas promissora carreira foi Berlim, onde esteve no showroom SEEK. Em setembro último, esteve pela quarta vez na Semana da Moda de Londres com o Portugal Fashion.

No Freemasons Hall, Daniela apresentou uma coleção feminina e vanguardista, o vestuário como extensão do corpo, misturando linhas rígidas com estruturas relaxadas. E mostrou-a agora em Portugal. Aos 29 anos diz que vende onde tem que estar, pelo menos desta fase. E só não está ainda na capital francesa porque, reconhece, “sou muito seletiva com as lojas. Como em Paris ainda não consegui entrar na loja que quero, vai demorar um pouco mais”. Mas afinal, quem são os clientes de Daniela Barros: “Pessoas dinâmicas e com bastante personalidade”, como ela.

Cartão Do cidadão

Família Solteira Formação Design de Moda Casa Moradia em Penafiel Carro BMW Serie 1 123D Portátil Mac Book Pro17 Telemóvel iPhone 5 Hóbis Equitação, motocross, leitura e cinema Férias Cidades cosmopolitas Regra de ouro Enfrentar a vida de frente

Partilhar