Negócio de Familia
Licenciada em direito, entrou no escritório do pai, advogado onde cumpriu o estágio obrigatório
Cristiana Gonçalves Pereira
T52 - Abril 20
Emergente

António Freitas de Sousa

Escrito nas estrelas
“conhecia a Xana [Macedo] e houve entre nós uma grande proximidade e identificação”

A nova dona da Best Models, Cristiana Gonçalves Pereira é uma advogada que também já deu uma chance ao jornalismo e que agora, com planos de trazer a agência ainda mais para a era do digital, quer continuar a elevar a moda portuguesa cá e pelo mundo fora

É
É

advogada, testou as virtudes do jornalismo televisivo, tem uma relação apaixonada com a moda, conviveu feliz com uma temporada vivida nos paraísos da Grécia em versão Salónica, mas, aos 28 anos, Cristiana Gonçalves Pereira decidiu que estava chegado o tempo de ancorar a vida a alicerces mais fortes. Casou no ano passado, em junho, com o futebolista Sérgio Oliveira e há uns poucos meses decidiu comprar a totalidade da agência de modelos Best Models, fundada há um par de décadas por Alexandra Macedo – que soube colocá-la no topo do ranking da notoriedade do setor.

Para trás, ficou uma percurso que era a adivinhação do que estava para vir. Licenciada em Direito pela Católica do Porto em 2013, Cristiana percebeu logo de seguida quais seriam os caminhos do seu percurso profissional: tirou uma pós-graduação em  Direito Empresarial. Ao mesmo tempo, ingressou no escritório do pai, advogado – como a mãe, aliás – onde cumpriu o estágio obrigatório e teve oportunidade de se inteirar dos avatares da profissão, que serviram para confirmar a justeza da escolha.

Ao contrário do que por vezes sucede, o estágio correu de forma excelente: “o meu pai é muito exigente e o relacionamento funcionou lindamente”, diz – para dar a perceber que outra hipótese não se colocava senão manter-se no escritório.

O estágio seguinte foi na Grécia: o futuro marido foi jogar para um clube do país e Cristiana teve oportunidade de preparar o casamento – o que é sempre um tempo improvavelmente cheio – e de se aperceber o quanto “os gregos são simpáticos e dispostos a viver a vida” sem grandes amarrações. Nos intervalos, fornecia crónicas helénicas ao Porto Canal, num registo jornalístico pelo qual se apaixonou, como sempre acontece com as coisas em que empenha.

Mas o certo é que Cristiana não estava disponível para se manter sem essas amarras: “conhecia a Xana [Macedo] e houve entre nós uma grande proximidade e identificação”, refere, para explicar que a transferência dos documentos de propriedade da Best Models entre uma e outra foi tão natural como um negócio pode ser natural.

Alexandra chegou a uma fase em que percebeu que estava na altura de passar a página para outro enquadramento e Cristiana apercebeu-se que o seu futuro podia passar por ali. O ‘match’ entra a oferta e a procura foi por isso uma espécie de efeito colateral de uma amizade. Tanto assim é que, Alexandra Macedo continuará a ser a diretora da empresa que tem agora Cristiana como CEO. Sigilosa com os números e com as particularidades do novo plano de negócios – que está evidentemente em ‘stand by’ à espera que a pandemia dê lugar a uma vida mais ou menos normal – a nova CEO explica que a presença da antiga CEO permite não só uma passagem de testemunho sem qualquer sobressalto, mas, mais importante ainda, manter a identidade da Best Models. “É uma empresa muito familiar, com uma vertente humana e educativa muito presente, até porque lida com jovens, alguns ainda na adolescência”, diz a CEO, que com grande facilidade se confunde com as modelos propostas pela empresa. Para já, a única coisa que lhe escapou do plano de negócios foi a necessidade de a Best Models se aproximar com mais insistência à área do digital.

No meio da azáfama do novo negócio, Cristiana ainda tem tempo para se envolver em mais uma pós-graduaçã, desta vez na área da Gestão Desportiva (o Direito Desportivo já a tinha aliciado antes), a decorrer na Liga Portuguesa de Futebol. O seu envolvimento com o desporto é mais outra das suas paixões – ou não se desse o facto de, ainda criança, ir a todos os jogos do F. C. Porto, parece que o seu clube duplamente do coração, na companhia do pai.

Cartão Do cidadão

Família Vive com o marido, o futebolista Sérgio Oliveira Formação Licenciada em Direito, com pós-graduação em Direito Empresarial Casa Apartamento no Porto, mas em trânsito para uma vivenda na Foz Carro Mini Cooper Portatil Windows Telemóvel iPphone Hobbies ler, ver séries, viajar e cozinhar Férias Lua de mel nas Maldivas Regra de Ouro “De todas as coisas que existem, o amor é a melhor delas”

Partilhar