27 novembro 18
Tendências de mercado

T

Vestuário é a prenda preferida dos portugueses para o Natal

Aproxima-se a altura de pensar na lista de desejos para este Natal, mas também no que oferecer aos amigos e familiares. E embora em 2018 haja uma diminuição na intenção de oferecer presentes, as peças de vestuário estão na lista dos mais desejados para esta quadra, de acordo com o inquérito realizado pelo Observador Cetelem.

O vestuário continua a liderar nas prendas que os consumidores mais desejam receber (35%), seguido de perfumes (29%) e dinheiro (21%). Numa análise por regiões, nos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto) os desejos de prendas dos inquiridos estão mais dispersos. Na Área Metropolitana de Lisboa, vestuário (32%), dinheiro (29%), perfumes (23%) e vinho/outras bebidas (20%) reúnem as preferências.

No Grande Porto, perfumes (51%), vestuário (42%), relógios e joias (25%) e dinheiro (23%) são os maiores desejos.

Contudo, em 2018 parece haver uma diminuição na intenção de oferecer presentes de Natal, com 84% dos inquiridos pelo Observador Cetelem a confirmá-lo. Uma quebra acentuada de 11 pontos percentuais face aos 95% no ano passado.

Quanto ao tipo de presentes que os portugueses planeiam oferecer, o vestuário mantém-se como preferido, com cerca de 57% das referências, seguido dos brinquedos (47%) e produtos culturais (44%). Numa análise mais detalhada, em Lisboa e no Porto o vestuário e os produtos culturais são aqueles que mais se encontram nos planos dos inquiridos (65% e 59%, respetivamente, em Lisboa; 74% e 65%, respetivamente, no Porto).

Nas restantes regiões do país, o vestuário é unanimemente referido mais vezes como a prenda a comprar (68% no Norte, 65% no Centro e 67% no Sul).

Partilhar