24 março 23
Consumo

T

Consumo: Índice de Confiança volta a cair na Zona Euro

O índice de confiança da Zona Euro voltou a terrenos negativos em março depois de ter estado em alta nos quatro meses anteriores: registou uma queda de um décimo de ponto no terceiro mês do ano e permanece abaixo da média histórica iniciada em 2007.

A entrada de terreno negativo do Indicador de Confiança do Consumidor (CCI) da Zona Euro indica, de acordo com dados publicados pela Comissão Europeia, que o sector do comércio está a arrefecer, como resposta à alta da inflação que se regista desde há mais de um ano.

Na Zona Euro, as estatísticas apontam para que aquele indicador passou para 19,2 pontos negativos, face aos 19,1 pontos negativos registados no mês anterior. Na União Europeia a 27, o indicador registou a mesma queda que a verificada na Zona Euro, estando nos 20,7 pontos negativos.

Ambos os dados estão abaixo da média de longo prazo da série histórica iniciada em 2007 de menos 10 pontos percentuais. Com a eclosão da pandemia, a confiança da Zona Euro, que então se situava em menos 5 pontos, atingiu mínimos de menos 25 pontos.

Em 2021, a confiança voltou a superar a média histórica e ficou acima dos níveis pré-pandemia. No entanto, com a alta das taxas de inflação e mais tarde com o início da guerra na Ucrânia, a confiança caiu novamente para uma nova baixa histórica de cerca de menos 30 pontos.

Partilhar