03 março 23
Indústria

T

União Europeia tenta responder a mega-investimento dos EUA

A União Europeia está cada vez mais perto de aprovar uma resposta conjunta ao plano dos Estados Unidos para atrair empresas e acelerar a transição para uma economia verde: ao Inflation Reduction Act (IRA), os 27 vão responder com um plano já conhecido como ‘Keep it simple’.

Embora o pacote norte-americano de medidas apresentado pela administração de Joe Biden  seja difícil de igualar, a Comissão Europeia propôs um novo plano que agrega uma série de fundos já existentes, desta vez para usar de forma expedita e sem exageros de burocracia.

O plano de Bruxelas, cujo nome ‘verdadeiro’ é Green Deal Industrial Plan for the Net-Zero Age, assenta em quatro pilares: a criação de um ambiente regulamentar mais simples e previsível; um acesso mais rápido aos fundos; a disponibilização de mão-de-obra qualificada; e abertura ao comércio com cadeias de abastecimento resilientes.

Uma das críticas ao plano é que – como diz por exemplo a norte-americana Morgan Stanley – o pacote de medidas “pode acentuar a fragmentação entre os países da União com espaço fiscal para investir na transição ecológica e os que enfrentam maiores restrições fiscais”.

O Green Deal e o Repower EU já supõem uma fatura de financiamento de cinco mil milhões de euros até 2030, mas para já só 1.500 milhões estão cobertos pelos fundos existentes. “Será mais difícil para a Europa mobilizar rapidamente a mesma quantia de dinheiro que o IRA norte-americano”, sustenta o banco de investimentos. O pacote norte-americano ascende aos 369 mil milhões de dólares. A 23 a 24 de março, o próximo conselho da União irá debater o plano.

Partilhar