23 maio 22
Consumo

T

Confiança do consumidor recupera na Zona Euro

O indicador oficial de confiança do consumidor na Zona Euro recuperou inesperadamente 0,9 pontos no passado mês de abril, para menos 21,1 pontos, segundo dados divulgados pela Comissão Europeia. Mais alinhado com o que seria de esperar, o indicador para o total de países da União caiu mais 0,4 pontos.

Em abril, a confiança na Zona Euro registou um aumento de 1,8 pontos percentuais, atingindo 16,9 pontos. O aumento seguiu-se a uma queda acentuada em março passado, após o início da guerra na Ucrânia no final de fevereiro. Na União Europeia como um todo, a confiança do consumidor também subiu dois pontos.

O índice para o agregado da União é calculado com base em dados de inquéritos aos consumidores de 26 países, cobrindo 98% do total das despesas de consumo final privado. Para o indicador da área do euro, todos os 19 Estados-membros estão incluídos.

Ao contrário, o sentimento económico da Zona Euro recuou em abril, revelam os dados da Comissão Europeia: recuou 1,7 pontos, passando para 105 pontos. Os europeus estão ainda menos otimistas no que diz respeito ao emprego: o indicador de expectativas do emprego também caiu em abril, passando para 112,4 pontos, um recuo de 1,1 pontos.

Os dados referem que na União Europeia a quebra do indicador de sentimento económico foi motivada “pelo agravamento da confiança na indústria, vendas a retalho, construção e também entre os consumidores”, com o indicador para os serviços a ficar inalterado no mês passado.

Partilhar