10 julho 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Bruxelas: transição verde custa por ano mais de 620 mil milhões

Segundo o relatório ‘Prospetiva Estratégica 2023’ da Comissão Europeia, a transição ecológica prevista no Pacto Ecológico da União Europeia (UE) até 2030 vai custar mais cerca de 620 mil milhões de euros anuais. A esta verba, acrescem ainda mais 92 mil milhões de euros “para cumprir os objetivos da Lei da Indústria Zero”.

No documento, Bruxelas propõe, entre outras medidas, que o modo de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) passe a incluir fatores como a saúde e o ambiente, orientando mais o indicador “para a sustentabilidade e o bem-estar inclusivo”.

Em comunicado, a UE está afirma que está a levar a cabo “um ambicioso processo de transição a fim de, nas próximas décadas, alcançar a neutralidade climática e a sustentabilidade ambiental. Esta transição para a sustentabilidade será essencial para reforçar a autonomia estratégica aberta da UE, assegurar a sua competitividade a longo prazo, preservar o modelo europeu de economia social de mercado e consolidar a sua posição de liderança mundial no âmbito da nova economia com impacto neutro no clima”.

A prospetiva estratégica consiste em explorar o futuro para apoiar a elaboração das políticas da UE, ajudando a desenvolver melhor as possíveis vias de transição e preparar a UE para resistir a choques. O relatório de prospetiva estratégica de 2023, que será apresentado aos ministros dos Assuntos Gerais da UE esta semana, deverá servir de base para os debates que terão lugar durante o Conselho Europeu informal de Granada.

Partilhar