20 maio 20
Exportações

T

Têxteis portugueses aumentam presença em Espanha

Num quadro em que a pandemia de Covid-19 já influenciava o ambiente de negócios, os têxteis nacionais aumentaram as suas vendas para o mercado espanhol em 22,1%, atingindo os 90,6 milhões de euros, segundo dados da Icex Spain Export and Investment. Para aquele organismo, a explicação para este aumento reside na necessidade de encontrar alternativas ao crescente encerramento dos mercados asiáticos.

A volatilidade da procura das empresas espanholas – que se repete nos mercados de consumo, praticamente desaparecidos até ao início desta semana – levou a que procurassem mercados de proximidade, o que acabou por beneficiar a indústria nacional que conseguiu contar com níveis de confinamento menos severos que a sua congénere do lado de lá das fronteiras.

No quadro geral, as compras de vestuário das empresas espanholas no exterior caíram 18,2% em março, com a China, principal centro de fornecimento do país, a sentir uma quebra de 28% em março. Turquia e Itália seguiram o mesmo caminho, com quebrasde, respetivamente, 25% e 36,7%.

França, Marrocos e Índia, tradicionalmente outros grandes fornecedores de vestuário de Espanha, estão do mesmo lado da balança, com reduções de 25% 19,2% e 21,1%, respectivamente.

Com aqueles países a passarem por situações de grande dificuldade pandémica, Portugal foi assim o principal  beneficiário da necessária alteração dos padrões de compra das empresas espanholas. Mas não foi o único.

Segundo a mesma fonte, o Bangladesh também aumentou as suas exportações de vestuário para Espanha em 4,6% em março, estabelecendo-se como o segundo maior fornecedor de moda do país. O mesmo sucedeu com Mianmar (antiga Birmânia), cujos fornecimentos a Espanha cresceram 38,3%, fazendo passar o país de 10º para 5º fornecedor em termos do ranking das importações espanholas.

 

Partilhar