27 Janeiro 2017
Sustentabilidade

T

Têxteis Penedo recebe certificação STEP

A ATP e o CITEVE  entregam na próxima sexta feira, 3 de Fevereiro a Agostinho Afonso, administrador da Têxteis Penedo, a certificação STEP (Eco-inovação).

A entrega desta certificação, que reconhece o cumprimento de uma série de parâmetros em termos de sustentabilidade no processo produtivo desta empresa de têxteis lar, está integrada no âmbito do Green Textiles Club, um projecto promovido pela ATP e que conta com a colaboração do CITEVE na análise e aconselhamento dos procedimentos ambientais que a indústria têxtil e do vestuário deve seguir na sua produção industrial.

Lançado em Junho de 2015, o projecto Green Textiles Club termina em Maio deste ano. Treze empresas aderiram até agora a este projecto, que tem um processo de acompanhamento relativamente longo das diferentes etapas na área da sustentabilidade que as empresas têm de cumprir para obter a certificação.

Além da certificação STEP, existe também a certificação ISO 9001, que faz uma avaliação global da qualidade da produção. A próxima empresa a receber uma certificação, no caso a ISO (qualidade), será a Lopes & Carvalho.

O projecto Green Textiles Clube tem como principal objectivo a promoção da competitividade das PME do sector têxtil e vestuário, através da criação de um clube de empresas sustentáveis para a troca de experiências, definição de estratégias comuns ao sector, dinamização da certificação STEP e ISO, com vista ao desenvolvimento sustentável nas empresas, em áreas já existentes ou em novos nichos de actividade do Têxtil e Vestuário.

Empresas que aderiram ao Green Textiles Club:

António Salgado & C.ª
A. Sampaio & Filhos
Bê−Dex Têxteis
Clariause – Tinturaria e Acabamento de Fios
Cordeiro, Campos & C.ª
Domingos de Sousa & Filhos
Lopes & Carvalho
Pafil Confecções
Pedrosa & Rodrigues
Silsa Confeções
Sonicarla Europa
Tapa Costuras – Produção e Comércio de Vestuário
Têxteis Penedo

Partilhar