28 Setembro 18
Economia Circular

António Gonçalves

Scoop reutiliza 150 kms de stock em coleção sustentável

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma! O princípio de Lavoisier parece estar a ser levado muito a sério pela Scoop, com uma aposta decisiva na economia circular. “I used to be, now I am” é a sua colecção sustentável com a qual se propõe recuperar 150 kms de stock acumulado nos armazém da empresa. Ou seja, as peças que “já eram” voltam para ser moda e sustentabilidade.

“O conceito é reutilizar materiais mortos, para fazer peças novas”, resume Daniel Pinto, director de desenvolvimento e estratégia da têxtil de Famalicão, acrescentando que a colecção nasce a partir de “um armazém de 600 m2, cheio de stock, num total de 150kms de peças”.

Para já, a Scoop criou uma colecção de 15 peças de vestuário diferentes, cada uma com características próprias, mas todas resultantes em antigos excedentes de produção. A colecção foi já apresentada com grande sucesso numa das maiores feiras de moda da América, a Magic Las Vegas, e, em Novembro, volta aos EUA, para a Remode, em Los Angeles.

Entretanto, a Scoop levou por estes dias até ao Modtissimo um cheirinho da sua colecção sustentável, com um modelo nos ITechStyle Awards e outro (na foto) no espaço Green Circle. O vestido foi produzido a partir de dois fatos de Ski, um dos produtos mais emblemáticos da empresa, enquanto no outro caso, um casaco de outdoor, impermeável, foi concebido a partir de vestuário de ski, de beachwear da Calvin Klein e loungewear da Tommy Hilfiger.

Partilhar