19 setembro 2016
Rendas e bordados

Jorge Fiel

Sanmartin abre showroom no quarteirão da moda em Paris

A Sanmartin abriu no início do mês em Paris, no quarteirão do Sentier (2º Arrondissement), um showroom onde terá em permanente exposição as novidades das  suas coleções de rendas e bordados para alta costura e noivas.

“Paris é o ponto de encontro obrigatório dos criadores de todo o mundo”, explica Nuno Lemos, administrador da empresa e filho de Luís Lemos, que há 35 anos, quando fundou a empresa, teve a visão de criar uma marca com fácil leitura a nível internacional – lê-se à francesa, ou seja Sãmartân -, inspirada no nome da terra onde nasceu (S.Martinho).

A principal preocupação da empresa da Maia é Investir em capital humano e na expansão da sua rede comercial internacional, que com 15 agentes, distribuídos pela Itália (quatro), Alemanha (três), Áustria, França, Irlanda, Polónia, República Checa e Eslováquia.

O norte de Itália e o sul da Alemanha são os mercados ricos e importantes para a Sanmartin, que emprega 40 pessoas e fechou o último exercício com um volume de negócios de quatro milhões de euros, dos quais 60% correspondem a exportação direta.

A Alemanha é o segundo maior mercado de exportação da Sanmartin (o primeiro é a Itália), o que explica por que é que acaba de somar a 28º participação consecutiva na Munich Fabric Start.

“O mercado alemão é muito interessante. Temos cá agentes mas nem por isso deixamos de estar presentes com um stand próprio na Munich Fabric Start, porque os clientes gostam de vir aqui ter connosco”, conta Nuno, que está satisfeito com a performance da empresa – no primeiro semestre as vendas cresceram 10% relativamente a idêntico período do ano anterior.

Além de Munique, Londres (Textile Forum), Milão (Milano Unica) e Lille (TIssu Premier) são paragens obrigatórias do calendário de feiras da Sanmartin, que tem uma loja própria no Porto (rua da Constituição 891).           

Partilhar