25 Janeiro 24
Feiras

Mariana D'Orey

Munich Fabric Start: Comitiva ‘From Portugal’ ultrapassa expectativas

A terminar esta quinta-feira em Munique, na Alemanha, a mais recente edição da feira de tecidos e confeção, a Munich Fabric Start, revelou-se muito favorável para as empresas portuguesas que estiveram presentes. “O saldo é positivo, sem dúvida”, afirma Pedro Silva, diretor de I&D da GPSA/TMG Textiles – dando o mote a um sentimento que parece ser generalizado entre todos os que estão presentes.

A recessão alemã, a greve nos comboios e uma certa instabilidade mundial seriam fatores que, à partida, poderiam ameaçar a qualidade desta edição da Munich Fabric Start que, na realidade, trouxe boas perspetivas à comitiva ‘From Portugal’. “Em termos práticos podemos dizer que correu bastante bem, apesar da greve dos comboios ter retirado um pouco de movimento”, avança Pedro Silva. Com um stand sempre cheio – sobretudo no primeiro dia, o mais forte da feira – a GPSA/TMG Textiles acolheu clientes habituais mas também, avança o diretor de I&D, “muitos novos contactos, sobretudo do mercado alemão”.

Um saldo idêntico é feito pela 6Dias, que diz mesmo que esta edição da Munich Fabric Start se revelou “bem melhor do que a edição passada”. Em termos concretos, a empresa desenvolveu contacto com compradores alemães e suíços, mostrando-se Patrícia Dias muito surpreendida com “o potencial dos novos clientes que apareceram. É um mercado que nos interessa muito, queremos crescer por aqui”, remata.

Alemanha, Áustria e República Checa são algumas das nacionalidades que a Sanmartin acolheu ao longo destes três dias de feira no seu stand. “A feira esteve sempre bastante movimentada, em particular o primeiro dia foi muito forte”, considera Nuno Lemos. “Nota-se que os compradores valorizam os produtos e produtores portugueses”, conclui.

A participação das PME empresas portuguesas na MUNICH FABRIC START é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.

Partilhar