08 maio 24
Empresas

Bebiana Rocha

Fafedry, Riopele e TMG ouvidas na conferência da APCER

No âmbito da conferência ‘Indústria Têxtil – Tecendo um futuro sustentável’, promovida pela APCER em parceria com a ATP, as empresas Fafedry, Riopele e TMG apresentaram na passada terça-feira, dia 7 de maio, os seus esforços para responder aos desafios globais no âmbito da sustentabilidade.

“Foi uma experiência enriquecedora, partilhar e debater as melhores práticas é essencial para o avanço sustentável da indústria têxtil. Espero que a experiência de uma pequena empresa ajude a promover o compromisso de outras para com a sustentabilidade”, diz Vera Sampaio, coordenadora SGI da Fafedry ao T Jornal, em nota de balanço, finalizando com a ideia que “independentemente da dimensão todos fazemos a diferença”.

A empresa de tinturaria e acabamentos tem trabalhado no sentido de alargar as suas opções de cores de tingimentos naturais, e no desenvolvimento de projetos que reduzem a pegada ecológica do processo de desgaste em peça confecionada (fadeout) ou na descoberta de novos processos de tingimento a frio.

A Riopele também considerou a iniciativa como “muito positiva para o sector”, uma vez que ali foram “apresentadas algumas ferramentas que podem ajudar as empresas a posicionarem-se no mercado, e a atestarem as suas alegações em matéria de Sustentabilidade”, conta Isabel Domingues, diretora de sustentabilidade da Riopele.

“Face ao painel que em participei, foi interessante pela diversidade do modelo de negócios, e pelo posicionamento que cada empresa está a adotar no âmbito da sustentabilidade”, conclui.

A Riopele tem vindo a vincar o seu posicionamento em termos de sustentabilidade, ao T Jornal Isabel Domingues relembra que estão assentes em “três pilares: Pessoas, produto e processo”. O reconhecimento do compromisso através das certificações tem sido assegurado.

“O nosso caminho já se iniciou há algumas décadas com o reconhecimento através da certificação do sistema de gestão integrado pelas normas ISO 9001, 14001 e 45001.”Com vista a posicionar-se no mercado e a responder a requisitos de clientes, adiciona ao seu portefólio outras certificações que atestam a rastreabilidade dos seus produtos, e avaliam o seu desempenho ambiental e social”, dá nota.

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