23 janeiro 23
Feiras

T

Sustentabilidade From Portugal toma de assalto a Baviera

É com foco na sustentabilidade e na inovação que as empresas Bold Design Studio, Fashion Details, Fitecom, J. Areal, JOF, Lemar, MMRA, Sanmartin, TMG Textiles, Troficolor, Lima e Companhia, Top Trends, Marjocri, SM Senra e Cityberia partem à conquista da Munich Fabric Start, que abre as portas esta terça-feira, 24 de janeiro no edifício MOC Munich. A acompanhar a comitiva ‘From Portugal’ à capital da Baviera estarão ainda as empresas Paulo de Oliveira, Polopiqué e Somelos.

Em estreia absoluta no certame está a Bold Design, satisfeita “por ser a primeira empresa de design têxtil a representar Portugal no Design Studio da feira”, refere Jorge Ballester, co-fundador e diretor comercial. “Embora mais de 25% das nossas vendas sejam para exportação, este é o início do nosso processo de internacionalização e oficialmente a nossa primeira feira internacional”, reforça.

Igualmente a participar pela primeira vez, a JOF tem como intenção principal divulgar a empresa e os seus produtos a todas as geografias europeias. “O foco principal da JOF é a produção de etiquetas exteriores, para jeans e vestuário em geral”, explica Rui Pedro Freitas, comercial.

De regresso está a Fashion Details, alinhada com a ambição de “aumentar a presença no mercado europeu”. “Apesar de termos estado ausentes nos últimos dois anos, as relações mantidas com os clientes que conhecemos em 2018 e 2019 mostraram que valeria a pena voltar”, diz João Coutinho, CEO e cofundador da empresa.

Centrada na consolidação do mercado alemão e mercados circundantes, a Top Trends repete a sua presença na Munich Fabric Start. “O mercado alemão é um dos principais mercados da Top Trends. Os mercados da Áustria, Holanda e Bélgica são mercados com menos expressão mas que queremos aumentar no volume de negócios”, contextualiza Daniel Simões, general manager.

Quanto à Lemar, a aposta nos orgânicos mantém-se: “Para além dos nossos artigos best sellers produzidos a partir da reutilização de resíduos plásticos recolhidos nos oceanos e em aterros vamos apresentar qualidades tecidas com fios de tecnologia de última geração elaborados a partir de matérias-primas orgânicas”, explica José António Ferreira, gestor do mercado alemão.

A SM Senra também se mostra atenta aos desafios atuais e, por isso, fez um investimento em novos equipamentos e certificação que se refletem agora nos produtos que estarão a apresentar. “Nos últimos quatro anos a SM Senra teve um aumento de volume de vendas de cerca de 20% o que permitiu investir em novos equipamentos, painéis fotovoltaicos e certificação. Este esforço reflete-se nos produtos que vamos apresentar, pela qualidade de confeção e matérias-primas”, resume Sílvia Senra, administradora.

Quanto à MMRA, “vamos estar situados num local com mais visibilidade e circulação. Como tal, pensamos que vamos ter mais visitantes e, com isso, mais oportunidades de negócio”, diz Patrícia Silva, export sales.

Direcionada para o private label, a Majorcri mostra-se focada em oferecer personalização aos visitantes da Munich Fabric Start. “Estaremos a mostrar a nossa capacidade de produção com amostras de diferentes tipos de estruturas, jogos, tipos de fios e pormenores, que podem ser personalizados pelos clientes”, sintoniza Joana Moura, gestora comercial.

Com atenção ao reciclado, a Fitecom parte para Munique com objetivo de consolidar o mercado alemão e holandês “que têm um peso grande para a empresa”, diz o CEO, João Carvalho.

A apresentar também a sua coleção SS24, a Troficolor pretende com esta presença “transmitir diversidade e intemporalidade”, diz Daniel Azevedo, export sales manager. “Procuramos dar uma nova vida a tecidos intemporais de coleções anteriores. Queremos fazer moda com história, recriar bases existentes de uma forma criativa e sustentável”, afirma.

Já a TMG Textiles diz estar com altas expectativas. “Sentimos um crescimento de interesse na fixação da rede de abastecimento na Europa, em detrimento da Ásia”, comenta Alexandra Ferreira, key account manager.

A participação das empresas portuguesas PME na Munich Fabric Start é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar