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É com foco na sustentabilidade e na inovação que as empresas Bold Design Studio, Fashion Details, Fitecom, J. Areal, JOF, Lemar, MMRA, Sanmartin, TMG Textiles, Troficolor, Lima e Companhia, Top Trends, Marjocri, SM Senra e Cityberia partem à conquista da Munich Fabric Start, que abre as portas esta terça-feira, 24 de janeiro no edifício MOC Munich. A acompanhar a comitiva ‘From Portugal’ à capital da Baviera estarão ainda as empresas Paulo de Oliveira, Polopiqué e Somelos.
Em estreia absoluta no certame está a Bold Design, satisfeita “por ser a primeira empresa de design têxtil a representar Portugal no Design Studio da feira”, refere Jorge Ballester, co-fundador e diretor comercial. “Embora mais de 25% das nossas vendas sejam para exportação, este é o início do nosso processo de internacionalização e oficialmente a nossa primeira feira internacional”, reforça.
Igualmente a participar pela primeira vez, a JOF tem como intenção principal divulgar a empresa e os seus produtos a todas as geografias europeias. “O foco principal da JOF é a produção de etiquetas exteriores, para jeans e vestuário em geral”, explica Rui Pedro Freitas, comercial.
De regresso está a Fashion Details, alinhada com a ambição de “aumentar a presença no mercado europeu”. “Apesar de termos estado ausentes nos últimos dois anos, as relações mantidas com os clientes que conhecemos em 2018 e 2019 mostraram que valeria a pena voltar”, diz João Coutinho, CEO e cofundador da empresa.
Centrada na consolidação do mercado alemão e mercados circundantes, a Top Trends repete a sua presença na Munich Fabric Start. “O mercado alemão é um dos principais mercados da Top Trends. Os mercados da Áustria, Holanda e Bélgica são mercados com menos expressão mas que queremos aumentar no volume de negócios”, contextualiza Daniel Simões, general manager.
Quanto à Lemar, a aposta nos orgânicos mantém-se: “Para além dos nossos artigos best sellers produzidos a partir da reutilização de resíduos plásticos recolhidos nos oceanos e em aterros vamos apresentar qualidades tecidas com fios de tecnologia de última geração elaborados a partir de matérias-primas orgânicas”, explica José António Ferreira, gestor do mercado alemão.
A SM Senra também se mostra atenta aos desafios atuais e, por isso, fez um investimento em novos equipamentos e certificação que se refletem agora nos produtos que estarão a apresentar. “Nos últimos quatro anos a SM Senra teve um aumento de volume de vendas de cerca de 20% o que permitiu investir em novos equipamentos, painéis fotovoltaicos e certificação. Este esforço reflete-se nos produtos que vamos apresentar, pela qualidade de confeção e matérias-primas”, resume Sílvia Senra, administradora.
Quanto à MMRA, “vamos estar situados num local com mais visibilidade e circulação. Como tal, pensamos que vamos ter mais visitantes e, com isso, mais oportunidades de negócio”, diz Patrícia Silva, export sales.
Direcionada para o private label, a Majorcri mostra-se focada em oferecer personalização aos visitantes da Munich Fabric Start. “Estaremos a mostrar a nossa capacidade de produção com amostras de diferentes tipos de estruturas, jogos, tipos de fios e pormenores, que podem ser personalizados pelos clientes”, sintoniza Joana Moura, gestora comercial.
Com atenção ao reciclado, a Fitecom parte para Munique com objetivo de consolidar o mercado alemão e holandês “que têm um peso grande para a empresa”, diz o CEO, João Carvalho.
A apresentar também a sua coleção SS24, a Troficolor pretende com esta presença “transmitir diversidade e intemporalidade”, diz Daniel Azevedo, export sales manager. “Procuramos dar uma nova vida a tecidos intemporais de coleções anteriores. Queremos fazer moda com história, recriar bases existentes de uma forma criativa e sustentável”, afirma.
Já a TMG Textiles diz estar com altas expectativas. “Sentimos um crescimento de interesse na fixação da rede de abastecimento na Europa, em detrimento da Ásia”, comenta Alexandra Ferreira, key account manager.
A participação das empresas portuguesas PME na Munich Fabric Start é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.