10 Outubro 18
Deslocalização

T

PVH com parque industrial modelo na Etiópia

As fábricas da PVH Corp. na Etiópia já empregam 15 mil trabalhadores, quase 90% dos quais são mulheres, e foram recentemente distinguidas pela administração americana  pelo seu compromisso com a gestão sustentável, preocupações ambientais e uma forma justa de tratar os funcionários.

Proprietária das marcas Calvin Klein, Van Heusen, Izod, Arrow, Speedo e Tommy Hilfiger, entre outras, a PVH Corp. está a colocar a Etiópia no mapa do mundo do vestuário. Com sede em Nova Iorque e anteriormente conhecida como Phillips-Van Heusen Corp., é a principal presença do que se prevê como um parque industrial-modelo em Hawassa, cidade a 220 quilómetros ao sul de Adis Abeba, a capital.

Três anos após a inauguração, as fábricas do parque empregam 15 mil trabalhadores — quase 90% de mulheres — com potencial para acrescentar mais 45 mil, um projeto foi de tal ordem conseguido, que a PVH – juntamente com a Alaffia (que vende produtos de beleza do Togo) – venceu este ano do Prémio de Excelência Corporativa, concedido pela administração dos Estados Unidos para identificar empresas que se distingam pelas suas práticas nas operações empresariais no exterior.

O parque instalado na Etiópia tem preocupações acrescidas com o meio ambiente: as fábricas de tecidos e de vestuário são de última geração e operam com energia hidroelétrica renovável. Ao mesmo tempo que foi construída uma estação de tratamento de esgotos capaz de reciclar toda a água residual sem despejar nenhum líquido nocivo ao ambiente.

O prémio da Casa Branca é atribuído a empresas que, nas suas operações no exterior, assumam preocupações ambientais e um compromisso com a gestão sustentável, mas também uma forma justa de tratar os funcionários.

Partilhar