28 setembro 22
Sustentabilidade

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Sustentabilidade “muito importante” para maioria das PME

As PME sentem cada vez mais pressão de clientes, da administração central e local e da cadeia de abastecimento para se focarem na sustentabilidade. De acordo com o estudo ‘Small Business, Big Opportunity?’, conduzido pela Sage, 59% das PME portuguesas estão focadas nesse fator.

A empresa de especialista em soluções de gestão empresarial na cloud afirma ainda que, daquele universo, 21% afirma mesmo ser um fator central nas suas operações. Por outro lado, quase metade das empresas inquiridas já está a reduzir o impacto ambiental (48%) e já encorajou os clientes a utilizarem os seus produtos de forma mais sustentável (47%).

Assim, é possível concluir, refere a Sage, que há uma maior sensibilização das empresas em relação à importância de combater a crise climática e proteger o planeta – e a pressão externa para se tornarem mais sustentáveis também é uma realidade. De facto, 33% das PME diz sentir pressão dos clientes para reduzir o seu impacto ambiental, seguindo-se a pressão dos governos centrais (24%), da cadeia de abastecimento (22%) e da administração regional/local (20%).

Neste contexto, são várias as mudanças que as PME portuguesas pretendem implementar no próximo ano: tornar-se mais sustentáveis enquanto negócio (33%), tirar partido da digitalização para utilizar menos recursos (27%), reduzir o desperdício e reciclar materiais (24%), implementar processos mais eficientes na própria empresa e na cadeia de abastecimento (20%) e desenvolver produtos mais sustentáveis (20%).

A sua expectativa é que as mudanças acima referidas lhes tragam benefícios mensuráveis, nomeadamente a atração de mais clientes a curto prazo através da oferta de produtos/serviços mais sustentáveis (32%); a redução dos custos energéticos (31%); a melhoria do retorno financeiro a longo prazo (29%); a criação de uma melhor cultura e ambiente de trabalho (27%); o sentimento geral de que se está a fazer a coisa certa (27%); o aumento da motivação dos colaboradores (26%); e destacar-se da concorrência (25%).

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