10 maio 19
Estatísticas

T

Produção têxtil espanhola cai mais 6%

A produção têxtil espanhola continua em queda livre: o Índice de Produção Industrial (IPI) do setor encerrou o mês de março com uma queda de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior e é já o quinto mês consecutivo em derrapagem, embora seja o menos acentuada que os 7,9% de novembro e os 9,5% de dezembro.

A produção têxtil mantém assim em 2019 a tendência de baixa que se verificou no fecho de 2018: a atividade industrial do setor registou um 2018 irregular, o que intensificou as quedas do segundo semestre do ano.

Ao contrário, a confecção manteve em março a dinâmica iniciada em fevereiro e registou um aumento homólogo de 9,6% – são dois meses de alta, após registar quedas de 10,7% em dezembro e de 15,5% em janeiro.

Por grupos mais específicos de atividade, a queda mais acentuada verificou-se na produção de vestuário de malha, que em março afundou mais de 28%. A produção de produtos têxteis registou também uma queda de 7,5%, assim como a produção de tecidos (menos 6,3%). Do outro lado, a produção de vestuário (exceto peles), aumentou 12,1% no terceiro mês do ano, em termos homólogos.

Partilhar