27 março 23
Economia

T

Espanha: inflação na indústria têxtil cai em fevereiro

A inflação na indústria têxtil espanhola desceu em fevereiro: os preços do sector continuaram a subir acima do conjunto da indústria, mas de forma mais moderada que nos meses anteriores, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do país vizinho.

O Índice de Preços Industriais (IRRI) da indústria têxtil aumentou 7,9% em termos homólogos, a subida mais moderada desde dezembro de 2021.  Ao longo do ano passado, os preços do sector sempre acima dos 10%, com um pico de 13% em outubro. Em novembro, o IPRI têxtil subiu 11,7%, em dezembro 11%, e em janeiro 8,5%.

De qualquer modo, os dados têxteis voltaram a ficar acima do IPRI para a indústria, que aumentou 7,8% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior, também mais moderadamente que nos meses anteriores.

O vestuário registou uma inflação de 3,5%, superior aos dois meses anteriores. Registaram-se também subidas moderadas no fabrico de outros agasalhos, com um aumento de preços de 2,2%, e na preparação, curtimento e acabamento de peles, com um aumento de 2,4%.

Por tipos de atividade mais específicas, três subsectores destacaram-se: a fabricação de outros produtos têxteis, que encareceu em 13,4%, a sua maior alta histórica; acabamento têxtil, com inflação de 11,4%; e a fabricação de malhas, com aumentos de 12%.

O Índice de Preços Industriais (IPRI) é um indicador de curto prazo que mede a evolução mensal dos preços dos produtos industriais fabricados e vendidos no mercado espanhol no ponto de venda do fabrico, excluindo despesas de transporte, comercialização e fiscalidade.

Partilhar