02 fevereiro 23
Economia

T

Inflação na Zona Euro abranda para 8,5% em janeiro

A inflação na Zona Euro abrandou em janeiro para 8,5%, segundo o Eurostat, sendo o terceiro mês consecutivo em que o índice de preços recua nos países da moeda única. O valor compara com os 9,2% de inflação registados em dezembro e segue tendência idêntica verificada por exemplo nos Estados Unidos.

A contribuir para esse novo abrandamento da inflação esteve o alívio nos preços da energia (cuja subida homóloga passou de 25,5% em dezembro para 17,2% em janeiro) e os serviços (que recuaram de 4,4% para 4,2%).

Alimentos não transformados, álcool e tabaco pesaram no sentido contrário (subiram de 13,8% em dezembro para 14,1% em janeiro), assim como os bens industriais não energéticos (que se fixaram em 6,9%, depois de terem estacionado nos 6,4% em dezembro).

Entre os 19 países do euro, as variações homólogas mais baixas da inflação registaram-se em Espanha e Luxemburgo (ambos com 5,8%), Malta (6,7%) e Chipre (6,8%). As taxas mais altas verificaram-se na Letónia (21,6%), Estónia (18,8%) e na Lituânia (18,4%).

Em Portugal, o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), que permite as comparação entre Estados-membros, terá registado em janeiro uma subida homóloga de 8,6%, o que corresponde a menos 1,2 pontos percentuais do que no mês anterior.

Partilhar