06 dezembro 22
Economia

Ana Rodrigues

Zona Euro: retalho com queda de 2,7% em outubro

No décimo mês do ano, segundo dados do Eurostat, as vendas a retalho na Zona Euro registaram uma quebra de 2,7%, após terem-se mantido estáveis em setembro. Já o comércio a retalho no conjunto da União Europeia, depois de uma subida de 0,3% em setembro, registou uma quebra de 2,4%.

Após crescer 1,1% em maio, as vendas de retalho da Zona Euro caíram 2,9% em junho e 0,8% em julho. Em agosto, o sector acentuou a queda com recuo de 1,4%, tendo ficado estável em setembro. Em termos mensais, a queda em outubro na Zna Euro é de 1,8% e da União Europeia como um todo é de 1,7%.

Malta e Eslovénia foram os países onde o comércio a retalho teve um melhor desempenho em outubro, com aumentos de 7,2% e 8,5%, respetivamente, juntamente com a Lituânia e a Polónia com aumentos de 5,7% e 5,5%. Por seu turno, em outubro, as maiores quebras foram registadas na Dinamarca (-9,5%), seguindo-se a Suécia (-6,4%) e a Croácia (-5,1%).

Quanto às principais potências europeias, a Alemanha foi o país onde as vendas no retalho mais caíram em outubro, com queda de 4,9%. A queda em França foi de 0,2%, enquanto na Espanha o comércio cresceu no décimo mês do ano, com um aumento de 1,2%.

Comparando com o mês anterior e entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis para outubro de 2022, as maiores diminuições ocorreram no Luxemburgo (2,6%), Chipre, Malta e Portugal (todos com 0,5%) e Espanha (0,4%).

Acumulando quatro meses consecutivos de queda – sem contar com setembro – a única categoria que aumentou as suas vendas em outubro foram os postos de gasolina (2,5% na sua faturação), face à diminuição das vendas de lojas alimentares em 3,9% e a quebra do comércio online em 4,8%.

Partilhar