09 fevereiro 23
Indústria

T

Produção têxtil em Espanha regista forte quebra

No último mês do ano passado, o Índice de Produção Industrial (IPI) da indústria têxtil e da moda espanhola registou uma queda de 16,1%, a maior verificada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do país desde fevereiro de 2021. tudo aponta para que esta fase continue, pelo menos no arranque de 2023.

O IPI têxtil começou o ano com otimismo, registando uma alta de 12,8% em janeiro e de 19% em fevereiro. Em março, primeiro mês afetado pela guerra na Ucrânia e pelo seu impacto nos custos de energia, o IPI têxtil moderou o crescimento, que mesmo assim chegou aos 5,1%.

No quarto mês de 2022, a indústria continuou a reduzir o ritmo de crescimento: 3,2%. Mas em maio e junho voltou a animar: 7,5% e 6,3%, respetivamente. Em julho, a indústria têxtil mudou de rumo e registou uma queda de 3,6%, a primeira no ano.

Desde então, a produção têxtil na Espanha evoluiu para baixo, acumulando seis meses consecutivos de queda. Em agosto, foi de apenas 0,2%, mas acelerou em setembro, quando caiu 4,1%, e manteve essa tendência em outubro, com uma queda de 8,9%. No penúltimo mês de 2022, a queda do IPI têxtil foi de 10,8%.

Partilhar